23 de setembro de 2024

Inscrições na Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos em Manaus encerram nesta sexta-feira (20)

A oficina é gratuita e acontecerá de 24 a 26 de setembro como parte da programação da 14º Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Ifam Manaus
Divulgação/Ifam
Encerram nesta sexta-feira (20) as inscrições para a Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos em Manaus. A atividade inicia na terça-feira (24) e segue até quinta (26), no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Centro de Manaus. A atividade faz parte da programação da 14º Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que ocorrerá em novembro em Manaus, também no Ifam.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.
Durante os três dias, a oficina ocorre das 8h às 11h. A iniciativa é voltada para educadores do ensino básico e superior, trabalhadores da área de saúde mental, profissionais de coletivos artísticos, culturais e de assistência social, além de interessados nas relações entre cinema, educação e direitos humanos.
A oficina tem o objetivo de proporcionar um espaço de criação e experimentação, unindo cinema e educação para abordar os direitos humanos.
Conduzida pelo oficineiro Wallace Lira, a atividade é baseada na metodologia do projeto “Inventar com a Diferença”, uma forma de olhar e escutar o mundo, através de reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais, por meio da linguagem audiovisual.
A atividade conta com a produção local da Manaus Amazônia Galeria de Arte em conjunto com Ifam e a produção nacional do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), com a realização do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, do Governo Federal.
Os participantes receberão um certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que reconhece o uso do cinema como ferramenta educativa para os direitos humanos. Estudantes que participarem da oficina, poderão utilizar o certificado como horas complementares em seus cursos de graduação.
Utilizando também a metodologia “Pedagogia do Dispositivo” a oficina inclui exercícios criativos para estimular a observação sensível, o olhar crítico e a escuta ativa. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o “Minuto Lumière” e o “Filme-Carta” para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.

Mais Notícias