23 de janeiro de 2025

INSS esclarece que não recebe documentos por e-mail e redes sociais, e que não há concurso autorizado para 2025


Golpistas têm se passado pelo instituto para obter dados de vítimas; com isso, beneficiário acaba não enviando documento para o destino certo e pode ficar com cadastro incompleto. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclareceu nesta quinta-feira (23) que não pede e não recebe documentos por e-mail e pelas redes sociais.
Golpistas têm se passado pela entidade para oferecer serviços e atendimento. Com isso, muitas vezes, a vítima acaba fornecendo os dados para criminosos – e pior: acha que cumpriu as exigências do cadastro, o que pode gerar problemas futuros com o próprio INSS.
“O maior problema de enviar pro lugar errado é achar que cumpriu exigência ou deu entrada em requerimento, e não ter o benefício concedido”, explicou o INSS.
Os canais oficiais do órgão são:
o aplicativo para celular;
o site “Meu INSS”;
a Central 135;
as agências presenciais.
Reprodução de post em rede social do INSS
INSS
Sem concurso autorizado
O INSS também informou que a realização de concurso para analista depende de avaliação e autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“A solicitação de vagas, no entanto, ainda não foi enviada ao ministério. Portanto não se pode afirmar que haverá concurso ainda em 2025 e o salário oferecido”, informou o órgão.
Segundo o INSS, nos próximos dias serão chamados 353 aprovados no certame de 2022.
Desse total, 300 são do quadro excedente e outros 53 visam ocupar vagas de servidores empossados no ano passado que passaram em outro concurso e foram desligados do INSS.
O INSS informou ainda que:
o curso de formação deve ter início no final de fevereiro. A lista de convocados e o local do curso ainda estão sendo definidos.
Ao contrário do informado em sites e redes sociais, a posse dos servidores não será no dia 5 de maio. Essa é a data para o fim da validade do concurso.

Mais Notícias