19 de setembro de 2024

Instituto Macapaense de Pediatria é inaugurado e passa a atender casos de urgência e emergência

Unidade de saúde é a primeira que oferta serviço especializado de pediatria na rede municipal de Macapá. Serviços serão ofertados 24h
Rafael Aleixo/g1
Foi inaugurado neste domingo (30) o Instituto Macapaense de Pediatria (Impe), que passa a ofertar atendimento 24 horas em urgência e emergência pediátrica, na zona norte de Macapá. A unidade tem o objetivo de reduzir os índices de mortalidade infantil no município.
A nova instituição tem pronto atendimento com capacidade para atender até 450 crianças e adolescentes em 24 horas. O espaço possui capacidade para 45 leitos de observação clínica divididos em: salas para observação; sala de medicação e nebulização; e sala de estabilização.
O instituto é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Para a construção foram investidos R$ 14.961.407,00 oriundos de emenda de bancada federal e contrapartida do tesouro municipal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
“O Impe vem pra mudar completamente o atendimento às nossas crianças, fazendo desse centro um mecanismo de proteção da infância e de redução de mortalidade infantil”, descreveu o prefeito de Macapá, Dr Furlan.
Instituto está localizado no bairro do Boné Azul, na zona norte de Macapá
Rafael Aleixo/g1
Serão ofertados serviços de tratamento qualificado para diagnóstico, tratamento, estabilização e prevenção de complicações de doenças que afetam crianças e adolescentes.
A unidade foi equipada com serviços de diagnóstico laboratorial e de imagem, incluindo raio-x. Também está disponível o tratamento clínico pediátrico, farmácia, sala de pequenos procedimentos, e serviço de esterilização e armazenamento de artigos médico-hospitalares.
De acordo com o Semsa, em 2018 o índice de mortalidade infantil em Macapá era de 21,5.
“Com várias medidas já conseguimos reduzir esse índice para 18,4, que ainda não é o nosso objetivo, que é que fique na média nacional. O Impe vem como uma das estratégias de redução de mortalidade, associada a tudo que a prefeitura já vem executando”, explicou a secretária de saúde de Macapá, Erica Aymoré.
Leitos da unidade
Rafael Aleixo/g1
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias