10 de outubro de 2024

Instituto Sírio Libanês assume gestão dos hospitais estaduais de Taipas, Vila Penteado e Rota dos Bandeirantes

Novo modelo de gerenciamento foi anunciado na última terça-feira (8) e pretende ampliar em até 900% o número de atendimentos do SUS nessas regiões. Gestão privada começou a operar em setembro nos hospitais da capital. Instituto Sírio-Libanês é novo responsável por gestão dos hospital de Taipas, da Vila Penteado e Rota dos Bandeirantes
Divulgação/Governo de SP
O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) é o novo responsável pela gestão de três hospitais estaduais de São Paulo, de acordo com anúncio feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última terça-feira (8).
Os hospitais que recebem a nova gestão são: Hospital Geral de Taipas, Hospital Geral de Vila Penteado – ambos na capital – e o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri, que ainda está em construção.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
No evento de anúncio no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio e o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, divulgaram que o novo modelo de gestão começou a funcionar em 1º de setembro nos hospitais da capital.
A pretensão é de que o gerenciamento por parte do instituto aumente em até 900% o volume de atendimentos no Sistema único de Saúde (SUS) nas regiões.
“Já estamos tendo ganhos em eficiência, logística, em suprimento de medicação e insumo médico. Quantas pessoas já estão saindo da fila e tendo suas demandas supridas. Vamos também abrir uma série de especialidades nas quais tínhamos dificuldade na contratação de profissionais, como neurologia, obstetrícia de alto risco e trauma em ortopedia”, afirmou o governador.
Implantação
Segundo o governo do estado, no primeiro mês de contrato em Taipas, o IRSSL ampliou em 100% o número de cirurgias, em 13% as altas hospitalares e em 10% o número de atendimentos no pronto-socorro (PS). Em um ano, a gestão prevê um aumento de 943% em cirurgias e 580% em consultas nos ambulatórios.
Já no Hospital Geral de Vila Penteado, o número de cirurgias realizadas cresceu em 14%, as altas hospitalares subiram 4% e o número de atendimentos no pronto-socorro aumentou em 8%. Em um período de 12 meses, o IRSSL pretende aumentar o número de cirurgias em 408%.
A novo gestor prevê para o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, 356 leitos, sendo 50 deles de UTI, e especializações nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica, além de oncologia com quimioterapia e radioterapia.
A previsão do governo do estado é de que o hospital fique pronto ainda neste ano.

Mais Notícias