Foragido da Justiça conhecido como Picuíra também é apontado como um dos envolvidos no assassinato de um soldado da PM. Ele foi capturado em Santos (SP). Homem foi preso pela equipe da PM em Santos (SP)
Divulgação/SSP-SP
Um foragido da Justiça, conhecido como Picuíra, foi preso após ser flagrado sem capacete em uma motocicleta em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 nesta segunda-feira (27), ele é suspeito de comandar o tráfico na Baixada Santista e participar do assassinato de um PM.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), policiais da 4ª Cia do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) patrulhavam o bairro Rádio Clube quando viram o suspeito conduzindo uma moto sem capacete na madrugada de sábado (25).
Ao notar a presença policial, Picuíra fugiu e se escondeu em um bar, mas foi localizado. Ainda segundo a SSP-SP, o homem de 41 anos estava com duas porções de cocaína e fez ameaças contra a equipe.
Durante pesquisa nos sistemas criminais, os policiais constaram que ele possui passagens por roubo e tráfico e tinha um mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo, expedido pela 1ª Vara Criminal do Foro de Guarujá.
Picuíra é apontado como integrante de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado de São Paulo e, em 2019, foi preso durante uma operação do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
A autoridade policial solicitou exames periciais ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi registrado como captura de procurado, desacato e drogas para consumo pessoal sem autorização ou em desacordo na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos.
Morte de PM
O homem é apontado como um dos responsáveis pela morte do soldado Fábio Lopes Apolinário, que foi assassinado em 2011. O mandante do crime seria outro membro da facção, conhecido como “Azul” e “Colorido”, que cumpre pena no sistema prisional federal.
Fábio morreu após ser atingido por vários disparos de fuzil em fevereiro de 2011 no bairro do Embaré, em Santos. O homem de 43 anos estava de folga quando foi surpreendido pelos tiros disparados em frente à casa dos próprios pais. Ele foi socorrido e encaminhado ao pronto socorro, mas chegou morto ao local.
Fábio Lopes Apolinário foi morto a tiros em Santos (SP).
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos