9 de janeiro de 2025

IPVA 205 em AL: guia pode ser emitida a partir desta quarta-feira; veja valores e quem tem direito à isenção


Boleto está disponível no site da Sefaz Alagoas. Média do imposto será o mesmo de 2024. Proprietários de veículos podem pagar o IPVA a partir desta quarta-feira
Karla Vilela/TV Gazeta
Os proprietários de veículos em Alagoas já podem emitir a guia do IPVA 2025 a partir desta quarta-feira (8). Para gerar o documento basta acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL).
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Os motoristas terão desconto de 5% para o pagamento do imposto em cota única até o dia 31 de janeiro. Quem optar pelo pagamento parcelado vai poder dividir o IPVA em até seis parcelas, com condições diferentes para cada uma das opções.
Cada final de placa possui uma data de vencimento para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. Confira abaixo as datas:
Placas de finais 1 e 2 – pagamento até 28 de fevereiro
Placas de finais 3 e 4 – pagamento até 31 de março
Placas de finais 5 e 6 – pagamento até 30 de abril
Placas de finais 7 e 8 – pagamento até 30 de maio
Placas de finais 9 e 0 – pagamento até 30 de junho
Alíquota e isenção de imposto
Carros elétricos estão isentos de IPVA
Divulgação | BYD
A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo e leva em conta a chamada tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Carros elétricos e novos, no ano da aquisição, também são isentos.
LEIA TAMBÉM
Lamborghini Urus de R$ 3,1 milhões tem IPVA mais caro em AL; veja lista
Também têm direito à isenção pessoas com deficiência (PcD), taxistas, motoristas por aplicativo, locadoras de veículos, serviços turísticos, proprietários de motocicletas até 175 cilindradas (cc).
A Secretaria da Fazenda optou pela manutenção do imposto no mesmo patamar de anos anteriores. Dessa forma, os motoristas vão contar com o mesmo percentual de alíquota. Veja abaixo!
Alíquotas para cálculo do IPVA 2025
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia outras notícias da região no g1 AL

Mais Notícias