26 de outubro de 2024

Israel realiza ataques à Síria e ao Irã

O porta-voz das Forças de Defesa disse que Israel está se defendendo dos seguidos ataques do Irã e de seus representantes – uma referência ao Hezbollah e ao Hamas. A rede estatal síria também relatou explosões em Damasco – os iranianos mantêm bases militares na Síria. Israel ataca alvos militares no Irã
Israel atacou na noite desta sexta-feira (25) alvos militares no Irã.
As explosões foram ouvidas em Teerã por volta das 20h – horário de Brasília. As Forças de Israel anunciaram o ataque contra alvos militares no Irã. O porta-voz disse que Israel está se defendendo dos seguidos ataques do Irã e de seus representantes – uma referência aos grupos Hamas e Hezbollah. Por enquanto, não há informações oficiais sobre mortos ou feridos.
A rede estatal síria também relatou explosões na capital Damasco. O Irã mantém bases militares na Síria. A estatal síria também anunciou que o sistema de defesa aéreo do país interceptou projéteis. Também não há confirmação de mortos.
A imprensa americana afirmou que a Casa Branca foi avisada pouco antes dos ataques.
Israel realiza ataques à Síria e ao Irã
Jornal Nacional/ Reprodução
Em abril, um ataque atribuído a Israel contra instalações diplomáticas do Irã na Síria acirrou as tensões entre Israel e Irã. Tensões que aumentaram nas últimas semanas porque Israel intensificou a ofensiva contra os terroristas do Hamas e o grupo extremista Hezbollah, ambos apoiados pelo governo Irã.
No começo de outubro, o Irã lançou mais de 200 mísseis balísticos contra o território israelense. E o governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliar.
Nesta sexta-feira (25), bombardeios israelenses mataram três jornalistas no sul do Líbano. E foguetes lançados pelo grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, mataram duas pessoas em Israel.
A Casa Branca afirmou que entende os ataques como um exercício de autodefesa de Israel e que os Estados Unidos não se envolveram na ofensiva. A informação é da agência de notícias Reuters.
LEIA TAMBÉM
Bombardeio israelense mata três jornalistas enquanto eles dormiam no Líbano; ‘crime de guerra’, diz ministro libanês
Bombardeios no Líbano fecham fronteira com a Síria; agência da ONU acusa Israel de bloquear rotas de fuga
Ataque do Hezbollah deixa dois mortos em Israel

Mais Notícias