Líbano, onde surgiu o Hezbollah, faz fronteira com Israel e Síria. Comunidade internacional teme uma guerra total na região após ataques se intensificarem. Entenda o conflito no Oriente Médio e a possibilidade de uma guerra geral
A troca de ataques entre Israel e o Hezbollah levantou preocupações da comunidade internacional sobre o risco de uma guerra total no Oriente Médio. Nesse contexto, mais um país se viu diretamente envolvido no conflito: o Líbano.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Hezbollah é um grupo extremista com influência política no Líbano. O grupo surgiu na década de 1980, quando Israel invadiu o país.
Desde então, Israel e Hezbollah têm um histórico de desavenças e ataques. A situação piorou após o grupo terrorista Hamas invadir o território israelense em outubro de 2023, iniciando a guerra na Faixa de Gaza.
O Hezbollah, que é aliado do Hamas, lançou ataques contra Israel em uma demonstração de apoio ao grupo terrorista. Diante disso, os militares israelenses passaram a bombardear estruturas do Hezbollah no Líbano.
A escalada de tensões levou a uma virada no conflito, com bombardeios mais pesados no Líbano. Em 23 de setembro, o país viveu o dia mais sangrento desde a guerra entre Israel e Hezbollah em 2006.
Diante do risco de uma guerra total, as tensões na região tornaram-se no tema central da Assembleia Geral da ONU. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que o mundo não pode deixar que o Líbano se torne uma nova Gaza.
O Líbano é um país com 5,4 milhões de habitantes. O território é banhado pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com Israel e a Síria. Veja, no mapa abaixo, onde fica o Líbano.
Veja onde fica o Líbano
Arte/g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1