24 de dezembro de 2024

Itaperuna divulga serviços à população no Dia Mundial de Combate ao Fumo e Dia de Combate ao Câncer Bucal

Programa Municipal de Controle ao Tabagismo oferece atendimento gratuito de segunda a sexta. Adultos e crianças também podem agendar atendimento odontológico gratuito. Saiba como! O consumo de cigarro também pode levar ao câncer de boca, além de outras doenças
G1
Nesta sexta-feira (31) é o “Dia de Combate ao Câncer Bucal” e o “Dia Mundial de Combate ao Fumo”. E a Prefeitura de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, aproveitou a data para divulgar os serviços existentes nestas áreas e que são oferecidos regularmente e gratuitamente à população.
Combate ao fumo
Por meio do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, pessoas que são fumantes recebem acompanhamento de equipe multidisciplinar.
O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, as doenças e mortes relacionadas ao consumo de derivados do tabaco. Há acompanhamento clínico, reuniões, ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde.
O Programa funciona no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h.
Segunda Prefeitura, uma equipe multidisciplinar também atende em todas as unidades básicas de saúde.
Saúde bucal
Em relação à saúde bucal, fundamental para evitar o câncer na boca, são oferecidos atendimentos odontológicos gratuitos para crianças, jovens e adultos.
Os agendamentos podem ser feitos no Centro Integrado de Atendimento Odontológico (Dentão), de 7h às 12h. Ou no Centro Odontológico Infanto-juvenil, de 12h às 16h. Nestes locais, o atendimento ocorre de segunda a sexta, na rua José da Silveira Goulart, sem número, Cehab.
Os moradores também podem procurar pelo serviço na Unidade Básica de Saúde mais próxima de onde moram.
A Secretaria de Saúde lembra que o câncer bucal é uma doença grave, mas que pode ser prevenida.
“A prevenção do câncer bucal envolve manter uma boa higiene bucal, realizar visitas regulares ao dentista e evitar o consumo de tabaco. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças, incluindo o câncer de boca”, divulgou o município.

Mais Notícias