10 de janeiro de 2025

Itapetininga confirma duas primeiras mortes por dengue em 2024

Na região, Piraju (SP) registrou a sétima morte em decorrência da doença e Pilar do Sul (SP) o primeiro óbito. De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade registrou, desde o início do ano até o momento, 3.949 casos de dengue e dois de chikungunya.
Reprodução/TV TEM
Itapetininga (SP) confirmou, nesta quarta-feira (5), as duas primeiras mortes por dengue em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a prefeitura, as vítimas são dois homens, sendo um deles de 80 anos, sem doenças preexistentes, que estava internado em um hospital particular e morreu no dia 15 de maio. A segunda morte é de um homem de 49 anos, no Hospital Léo Orsi Bernardes, no dia 18 de maio. Ele também não tinha outras doenças.
De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade registrou, desde o início do ano até o momento, 3.949 casos de dengue e dois de chikungunya.
A prefeitura informou que executa ações de conscientização em todo o município sobre o descarte irregular e o risco de proliferação de insetos e doenças durante os mutirões contra a dengue. Em 2024, até o momento, 1.904 toneladas de materiais inservíveis foram retiradas durante a ação.
Segundo a prefeitura, a população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, ao denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo.
Piraju
Em Piraju, a sétima morte em decorrência da doença foi confirmada nesta quarta. De todas as sete mortes registradas até o momento, essa é a primeira de alguém com menos de 60 anos.
A vítima é uma mulher, de 55 anos, que morreu na semana passada, mas o laudo com o resultado saiu nesta quarta. Na cidade, as outras seis mortes, ao contrário dessa, foram de idosos: quatro mulheres, entre 67 e 92 anos, e dois homens, de 74 e 75 anos.
Entre as ações tomadas pela Prefeitura de Piraju, estão nebulização em todos os bairros, mutirão de limpeza, passando também por todos os bairros, limpeza de terrenos da prefeitura, além de uma intensificação do atendimento nas unidades de saúde.
Entre os dias 21 e 31 de maio, três UBSs funcionaram em horário estendido, das 17h às 21h, para desafogar o pronto-socorro. Com a diminuição da demanda, o horário estendido foi suspenso.
Pilar do Sul
A cidade de Pilar do Sul (SP) também confirmou a primeira morte por dengue nesta quarta. Segundo a prefeitura, trata-se de uma paciente que estava internada em um hospital particular em Sorocaba (SP) e que morreu em abril. A cidade tem 235 casos da doença confirmados este ano.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias