21 de outubro de 2024

Itu inicia operações da Central de Tratamento de Resíduos

A estrutura traz muitas vantagens para o meio ambiente. A implantação completa da CTR será dividida em três fases
Prefeitura de Itu/Divulgação
No começo deste mês, a Prefeitura de Itu deu início às operações da primeira fase da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da cidade. O complexo já está tratando e reduzindo os resíduos urbanos gerados no município, promovendo seu reaproveitamento e agregando valor ambiental e econômico para a cidade.
A nova CTR gera biogás purificado, que pode ser utilizado como gás natural, e produz energia elétrica por meio de biogestores. A conversão dos resíduos do tratamento em produtos como fertilizantes e brocas de pavimentação também é uma das vantagens da Central, que também criou um cinturão verde que funciona como uma barreira de mudas de reflorestamento no entorno do local, atuando diretamente na melhoria da qualidade do ar, na proteção de manancial e do solo, na diminuição das temperaturas e na preservação do ecossistema.
O projeto é um dos pioneiros em todo o Brasil e é resultado de investimentos feitos pelo poder público para garantir que as metas do Marco de Saneamento Básico fossem batidas 10 anos antes do prazo estipulado. Somente na CTR foram investidos R$ 85 milhões e, atualmente, a cidade tem 100% da demanda de água atendida e 100% de resíduos sólidos tratados.
A implantação completa da CTR será dividida em três fases, com previsão de conclusão em 2026. Até lá, novas tecnologias serão implantadas gradualmente para ajudar na redução da quantidade de resíduos de Itu.

Mais Notícias