8 de janeiro de 2025

Já tomou a nova vacina contra Covid-19? Veja onde ainda há doses do imunizante em Campinas

Cidade tem 4,3 mil doses, mas já há falta em pelo menos 10 centros de saúde. Imunizante é destinado a crianças 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários. Dose da vacina Spikevax contra a covid-19 tem alta procura e já começa a faltar em alguns centros de saúde em Campinas (SP)
Rogério Capela/Prefeitura de Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) informou nesta terça-feira (4) que tem registrado uma “procura expressiva” pela nova vacina contra a covid-19, a Spikevax. Ela está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários – veja quais são abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Das 14,3 mil doses recebidas, 10 mil já foram aplicadas desde 24 de maio. Segundo a pasta, com o estoque reduzido para 4,3 mil doses, pode haver falta em algumas unidades – na tarde desta terça, o imunizante estava indisponível em 10 dos 68 centros de saúde. São eles:
CS DIC III
CS Carvalho de Moura
CS Vila Ipê
CS Paranapanema
CS São Bernardo
CS Aurélia
CS Eulina
CS Boa Vista
CS Costa e Silva
CS Taquaral
Uma plataforma da prefeitura permite a busca de qual unidade possui o imunizante (vacina Covid 19 XBB-Moderna) está disponível. Clique aqui.
💉 Quem pode tomar?
Fabricada pela Moderna, a nova vacina monovalente é atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os grupos prioritários para a Spikevax são pessoas com 5 anos ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença, independente do número de doses prévias.
A lista inclui:
pessoas de 60 anos ou mais;
pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores;
pessoas imunocomprometidas;
indígenas;
ribeirinhos;
quilombolas;
gestantes e puérperas;
trabalhadores da saúde;
pessoas com deficiência permanente;
pessoas com comorbidades;
pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
funcionários do sistema de privação de liberdade;
adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
pessoas em situação de rua.
Segundo a pasta, a recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários.
“Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior”, destaca a secretaria.
No caso de crianças de 6 meses a 4 anos, a orientação é que crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas.
As doses também são destinadas para:
crianças imunizadas de forma incompleta com vacinas covid-19 originais (vacinas CoronaVac ou Pfizer baby) devem completar o esquema;
crianças com idade até 4 anos e completamente imunizadas com vacinas Covid-19 originais (três doses) devem receber uma dose da fabricante Moderna;
crianças de 6 meses a 4 anos imunocomprometidas que nunca se vacinaram devem receber o esquema primário de três doses da vacina Spikevax.
No caso de adultos, só precisa receber uma dose da Spikevax quem nunca recebeu imunizante contra covid-19, considerando-se que não faça parte de grupos prioritários.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias