Réptil foi avistado, nesta quarta-feira (20), por motorista de caminhão na BR-285. Patrulha Ambiental resgatou jacaré, removeu espinhos do corpo dele e o reinseriu na natureza. Jacaré-de-papo-amarelo é resgatado em São Borja
🐊 Um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi avistado, na quarta-feira (20), por um motorista de caminhão que trafegava em São Borja, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O animal estava às margens da BR-285, próximo ao acesso à Ponte Internacional da Integração, segundo informou a Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar, responsável pelo resgate do réptil. (Veja o vídeo acima)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Jacaré resgatado na Região Noroeste do RS
Soldado Denise – GPA /Divulgação
🆘 Essa espécie faz parte da lista de animais ameaçados de extinção do Ibama. Para removê-lo do local em segurança, foi preciso interditar um trecho da rodovia. O animal silvestre, de 1,5 metro, não estava gravemente debilitado, mas possuía alguns espinhos presos ao corpo.
🛣️ Por ser uma rodovia onde transitam diversos veículos, ele “estava em risco naquele local e tinha alguns espinhos de ouriço aparentes”, disse a sargento Fernanda Gauer, do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM).
🦔 Os espinhos foram retirados do corpo do jacaré sem comprometer a saúde dele (vídeo acima). No entanto, foi preciso encaminhá-lo para avaliação veterinária. Após consulta, o réptil foi liberado para ser reintegrado à natureza.
⚠️O que fazer ao encontrar um jacaré
Equipes fizeram resgate do réptil em São Borja
Soldado Denise – GPA /Divulgação
Em casos como este, a Brigada Militar recomenda evitar o contato e não tentar resgatar animais silvestres por conta própria, uma vez que a manipulação desses bichos deve ser realizada apenas por profissionais e com instrumentos apropriados.
“Por mais que eles apresentem risco para nós, eles estão perdendo o seu habitat natural, por isso que eles estão adentrando os centros urbanos. Então, o melhor que a gente pode fazer é manter a distância e acionar os órgãos competentes para fazer a remoção”, salienta a sargento Fernanda.
👮🚒 A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros podem ser contatados, respectivamente, pelos números 190 e 193.
Animal silvestre em extinção
Animal foi removido da via, recebeu atendimento veterinário e foi reintegrado à natureza
Soldado Denise – GPA /Divulgação
Espécie ameaçada, o jacaré-de-papo-amarelo, conforme destaca o CABM, é um tipo de animal silvestre ecologicamente importante. Ele é responsável por realizar o controle biológico de outras espécies, já que suas presas são, muitas vezes, animais mais fracos e velhos.
Por outro lado, os excrementos desse réptil servem de alimento para espécies aquáticas, como os peixes.
🐊 Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), essa espécie apresenta cor esverdeada, possui ventre amarelo, focinho achatado e largo, podendo atingir até 3 metros de comprimento.
O jacaré-de-papo-amarelo pode viver cerca de 50 anos, segundo estima a Fiocruz. Ele tem hábitos noturnos e, ao longo do dia, costuma ser visto em grupo enquanto toma sol.
A operação de resgate do réptil em São Borja contou com auxílio de equipes da BM, PATRAM e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).
VÍDEOS: Tudo sobre o RS