18 de janeiro de 2025

Jacqueline Laurence, atriz francesa que adotou o Brasil, morre no Rio aos 91 anos

Nascida em Marselha, na França, Jacqueline veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando o pai, jornalista. Jacqueline Laurence em Dancin’ Days, de 1978
Nelson Di Rago/ Globo
A atriz Jacqueline Laurence morreu no Rio na madrugada desta segunda-feira (17). A artista tinha 91 anos e estava internada no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. Segundo a unidade de saúde, ela teve uma parada cardíaca.
Nascida em Marselha, na França, em 1932, Jacqueline Juliette Laurence veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando o pai, jornalista — profissão seguida pelo irmão mais novo, Michel, morto em 2014.
Ela nunca se naturalizou brasileira: “Aconteceu muita coisa durante a ditadura, e coisas difíceis. Nunca me naturalizei, e quando me naturalizaria, eventualidades sucederam. Depois, envelheci e não seria agora que me naturalizaria. Não tenho essa coisa de dizer que sou francesa. A contrário, sou brasileira. Podem dizer que acham o contrário, o que é natural, mas pouco me importa”, declarou ao site de Heloisa Tolipan.
Jacqueline jamais se casou e não teve filhos.
Jacqueline Laurence em ‘Top Model’, em 1989
Nelson Di Rago/ Globo
Carreira
Nas telas, frequentemente interpretava mulheres sofisticadas e requintadas.
Na TV Globo, atuou nas novelas “Dancin’ Days”, “Guerra dos Sexos”, “Cambalacho”, “Top Model”, “O Dono do Mundo”, “Salsa e Merengue”, “Senhora do Destino” e “Babilônia”.
Nos palcos, Jacqueline dirigiu um dos movimentos teatrais mais simbólicos do Rio de Janeiro dos anos 1980, o Besteirol – que projetou Miguel Falabella, Guilherme Karam e Mauro Rasi.
Veja Jacqueline com Fernanda Montenegro em “O Dono do Mundo”:
O Dono do Mundo: Olga vê uma mulher bonita e planeja apresentá-la a Herculano
Veja Jacqueline com Regina Duarte em “Sétimo Sentido”:
Sétimo Sentido: O julgamento
Edney Giovenazzi e Jacqueline Laurence em As Três Marias, de 1980
Acervo/ Globo

Mais Notícias