Multinacional brasileira apresenta as tecnologias mais recentes para gestão mais eficiente das operações e uso da inteligência artificial no monitoramento de pragas. Jacto Next oferece capacitação em tecnologias de aplicação e agricultura de precisão para produtores rurais
Jacto/Divulgação
O agronegócio é um dos setores que mais utiliza tecnologia de ponta para aumentar a produtividade e eficiência. No entanto, muitos gestores enfrentam grandes desafios ao tentar integrar diferentes sistemas dentro da porteira, especialmente devido à falta de uma conexão com a Internet confiável e ferramentas de agricultura digital atenta aos pequenos detalhes que podem contribuir ainda mais para a rentabilidade das propriedades rurais.
Com o objetivo de trazer as soluções mais modernas para o campo, a Jacto, multinacional brasileira de máquinas, serviços e soluções agrícolas, anuncia na edição 2024 do ConBAP (Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital) diversas soluções para a gestão online das operações na fazenda e conectividade 4G para o campo.
Para o gerente de negócios Jacto Next, Fabio Torres, a digitalização do campo traz um enorme avanço à agricultura, permitindo conectar pessoas, máquinas, estações, meteorológicas, armadilhas de pragas e outros dispositivos presentes no campo.
“A tecnologia permite ao produtor rural acompanhar todas as operações mesmo que à distância, tomando decisões mais rápidas e assertivas. A utilização de dados de qualidade, provenientes da lavoura em tempo real, traz um salto de produtividade, otimização do uso de insumos e maximização de todas as operações agrícolas”, afirma.
Segundo o Head da Área de Agricultura Digital da Jacto, Guilherme Panes, a missão da Jacto Next, divisão de agricultura digital e de precisão da Jacto, é ser o fornecedor especialista em soluções digitais, com tecnologia própria e de parceiros integrados, de forma simples e focado na redução de custos e aumento de produtividade. Um dos novos parceiros anunciado pela Empresa no ConBAP é a Virtueyes, que irá fornecer conectividade 4G/5G com redes privativas.
Durante o congresso, a Jacto Next, apresenta serviços que permitem aos produtores rurais gerenciarem suas propriedades de forma online. Desenvolvidos para proporcionar ao agricultor uma gestão à vista fornecendo uma visão completa e em tempo real de todas as operações agrícolas, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.
Os produtores podem acompanhar, monitorar e otimizar todas as etapas do processo produtivo em cada ponto da fazenda, desde o preparo do solo até a colheita. Ainda é possível integrar dados climáticos, permitindo o planejamento e execução das operações em condições mais adequadas, aumentando a eficiência operacional e a qualidade das operações.
“Os equipamentos multimarcas são conectados via 4G na plataforma e transmitem dados gerando informações sobre eficiência e rendimento operacional, velocidade nas operações, performance dos operadores e equipe, consumo de combustível, motivos de paradas, entre outras importantes informações que são traduzidas por meio de mapas agronômicos de plantio, pulverização, adubação e produtividade, além de gráficos e relatórios que sintetizam a digitalização de todos os processos produtivos ocorridos no campo”, ressalta Guilherme Panes.
Soluções em agricultura de precisão
Durante o congresso, a Jacto apresenta a nova família de displays OTMIS de 5″, 8″ e10″. Além da interface mais moderna, os displays trazem funcionalidades como o Acesso e Diagnóstico Remoto que propicia ao agricultor uma maior disponibilidade da máquina. Outros destaques dos novos displays são o sistema de manobra automática no fim de rua, que economiza tempo e esforço do operador; e o sistema de piloto automático com o sistema de direcional traseiro acoplado para o pleno uso do piloto automático.
Outro exemplo que permite ao produtor reduzir custos é aumentar a rentabilidade é o sistema Barra de Luzes, recurso desenvolvido para facilitar as aplicações na lavoura, orientando a máquina através de faixas de luz, o que resulta na diminuição de sobreposições e permite maior eficiência na pulverização, adubação e plantio.
Com tela sensível ao toque, o equipamento tem uma interface de fácil entendimento e utilização. Simples, fácil e preciso. Além disso, é compatível com piloto automático, controle automático de seções, controle bico a bico e taxa variável.
Armadilhas eletrônicas da Jacto utilizam IA para identificar pragas e ajudar na tomada de decisões
Jacto/Divulgação
Armadilhas eletrônicas inteligentes
O monitoramento integrado de pragas ainda enfrenta desafios no campo relacionados à cobertura espacial limitada e complexidade na interpretação dos dados. Esses obstáculos podem ser superados com o uso de armadilhas eletrônicas, que são capazes de monitorar grandes áreas de forma automatizada, coletando dados de forma contínua e transmitindo-os remotamente.
As imagens coletadas, seja por armadilha eletrônica ou convencional, são processadas por um algoritmo avançado de identificação de insetos que retorna a informação do tipo e quantidade de pragas capturadas com maior precisão.
Além disso, a solução de monitoramento integrado inteligente de pragas reduz a necessidade de mão de obra especializada, otimizando os custos e permitindo que os produtores tomem decisões de manejo mais precisas e oportunas, com base em informações confiáveis sobre a dinâmica populacional das pragas.
Assim como nas armadilhas convencionais, as armadilhas eletrônicas inteligentes utilizam um piso adesivo e um feromônio específico para cada praga. A utilização esses equipamentos em conjunto potencializa o custo-benefício para um monitoramento digital, que possibilita a descalendarização das aplicações.
Controle localizado de plantas daninhas com inteligência artificial
Outra questão complexa aos produtores rurais são as plantas daninhas e encontrar formas eficientes e sustentáveis de controlar a infestação de invasoras é fundamental para a competitividade e rentabilidade das operações agrícolas.
O controle localizado de plantas daninhas da Jacto Next está na vanguarda desse movimento, já que o algoritmo utiliza tecnologias de visão computacional e aprendizado de máquina para analisar imagens de alta resolução obtidas por drones.
Com base nessas imagens, o sistema é capaz de identificar com precisão as plantas daninhas com diâmetros acima de 20 cm, distinguindo-as da palhada e do solo.
Um dos destaques é a capacidade de gerar mapas de infestação, fornecendo aos agricultores uma visão detalhada da distribuição das plantas daninhas em suas lavouras, permitindo uma aplicação localizada de herbicidas.
Ao direcionar os herbicidas apenas para as áreas infestadas, os produtores podem reduzir significativamente o uso de agroquímicos, economizando tempo e dinheiro, além de minimizar os impactos ambientais.
Treinamentos
Reconhecendo que toda essa evolução tecnológica só é efetiva quando acompanhada de pessoas capacitadas para operacionalizar esses equipamentos e soluções, a Jacto Next oferece ainda uma ampla gama de treinamentos customizados para capacitar os profissionais a extraírem o máximo potencial das soluções tecnológicas em suas operações agrícolas.
“Elaboramos a expansão do portfólio de treinamentos, abrindo as portas para todo o mercado agrícola, não apenas para clientes Jacto”, ressalta Guilherme Panes.
Os treinamentos da Jacto Next são ministrados tanto na modalidade online quanto presencial, com a emissão de certificados e acesso ao Jacto InfoGuide, um aplicativo que reúne uma ampla gama de materiais de apoio. Os participantes poderão se aprofundar em temas como: operação e manutenção básica das máquinas Jacto, manutenção mecânica, hidráulica e pneumática, manutenção elétrica eletrônica, tecnologia de aplicação e agricultura de precisão.
A Edição 2024 do ConBAP será realizada em Ribeirão Preto – SP, no Multiplan Hall (Ribeirão Shopping), de 25 a 27 de novembro de 2024. O evento é bienal e, na última edição, reuniu mais de 700 participantes entre produtores, pesquisadores, profissionais e acadêmicos, envolvidos no amplo leque da agricultura de Precisão e digital.
Confira as soluções da Jacto Next.