6 de outubro de 2024

Jaguatirica diagnosticada com doença que deixa ossos ‘finos igual papel’ recebe tratamento no zoo de Itatiba: ‘Difícil não se apaixonar’

Esmeralda foi encaminhada ao zoo em fevereiro de 2024 e, desde então, faz tratamento para uma doença osteo metabólica com uma equipe multidisciplinar. Jaguatirica foi resgatada em uma lavoura e passou um tempo no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Rondônia. Jaguatirica diagnosticada com doença que deixa ossos ‘finos igual papel’ recebe tratamento no Zooparque de Itatiba
Zooparque de Itatiba/Divulgação
Mesmo diagnosticada com uma doença que deixa os ossos “finos igual papel”, a jaguatirica Esmeralda não deixa de exibir seu charme para os funcionários e visitantes do Zooparque de Itatiba, no interior de São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O zoo divulgou, nesta quinta-feira (3), imagens inéditas do animal nas redes sociais. De imediato, a carinha simpática fez sucesso e a postagem recebeu comentários de dezenas de internautas. A pequena Esmeralda foi encontrada ainda filhote em uma lavoura e encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Rondônia.
Ao g1, a veterinária, Maria Fernanda Naegeli Gondim, conta que a jaguatirica foi encaminhada ao zooparque em fevereiro de 2024 e, desde então, faz tratamento com uma equipe formada por diversos profissionais especializados, entre veterinários, cuidadores e biólogos.
Jaguatirica diagnosticada com doença óssea recebe tratamento em Itatiba
“Ela chegou já jovenzinha, mas bastante debilitada. A Esmeralda tinha diversas fraturas e ossos extremamente frágeis, que se quebravam com facilidade. Foi necessário ajustar a dieta e fornecer essa suplementação de cálcio, vitaminas, aminoácidos e outros minerais na tentativa de reestabelecer uma condição óssea que permitisse que ela passasse pela cirurgia de colocação de placas para a correção dessas fraturas”, explica.
Isso porque, conforme a veterinária, Esmeralda foi diagnosticada com uma doença ósseo metabólica. A profissional explica que a condição pode ter se desenvolvido ainda na fase de crescimento, quando a jaguatirica ainda era filhote.
“É uma disfunção do metabolismo que compromete a saúde dos ossos. A fase de crescimento exige muito cálcio e, caso não esteja recebendo esse aporte de forma adequada, para compensar, o organismo passa a retirar dos ossos, que vão se tornando mais frágeis”, conta.
Jaguatirica diagnosticada com doença que deixa ossos ‘finos igual papel’ recebe tratamento no Zooparque de Itatiba
Zooparque de Itatiba/Divulgação
Maria Fernanda explica que o maior desafio, mesmo após a cirurgia de correção das fraturas, é reestabelecer a estrutura óssea, que fica comprometida por conta da doença. Por ter desenvolvido deformidades nas patas, Esmeralda se movimenta com algumas limitações e vive junto com outros animais no zoo, em um recinto adaptado para suas necessidades.
“O recinto foi pensado de forma especial para atender às demandas e à condição dela. Mesmo com todo o suporte nutricional e suplementação fornecidos, a fragilidade óssea persiste. Então, uma queda que seria bem tolerada para qualquer indivíduo da espécie, pode ter sérias consequências para ela”, explica a veterinária.
Por conta disso, roncos, pedras, vegetação e substrato utilizados para a ambientação do recinto são posicionados de forma estratégica para que Esmeralda possa brincar e se exercitar com segurança.
Initial plugin text
“É uma satisfação muito grande poder contribuir com a sua melhora gradativa, e ver ela cada dia progredindo mais na sua condição. Além do que a Esmeralda é um animal extremamente doce, é difícil não se envolver e não se apaixonar”, afirma.
“Para nós é sempre uma alegria muito grande receber cada animalzinho que chega para os nossos cuidados. Para um zoológico comprometido com conservação e bem-estar animal como o Zooparque, receber um bichinho como a Esmeralda é uma responsabilidade muito grande e traz uma satisfação ainda maior, sabendo que não haveria possibilidades dela retornar para a natureza, e que aqui podemos cuidar dela com todo o carinho e dedicação que ela merece”, finaliza.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias