13 de janeiro de 2025

Jaguatirica idosa resiste à cirurgia de 1h30 para retirada de nódulos em Uberlândia

Kika tem 11 anos e passou por procedimento no Hospital Veterinário da UFU para a retirada de nódulos no útero e no baço. Animal está de volta ao Zoológico Municipal e segue em recuperação. Jaguatirica idosa resiste à cirurgia de 1h30 para retirada de nódulos em Uberlândia
Uma jaguatirica do Zoológico Municipal de Uberlândia foi submetida a uma cirurgia na manhã desta segunda-feira (10) para a retirada do útero e de ovários, que tinha um nódulo. O procedimento foi realizado no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU).
Kika, que tem 11 anos e é considerada uma idosa para a espécie, passaria pelo procedimento que tinha previsão de duração de 30 minutos, mas, ao realizar exames antes da cirurgia, outro nódulo foi encontrado e retirado, dessa vez no baço.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A cirurgiã veterinária responsável pelo atendimento do animal, Dra. Aracelle Fagundes, explicou que após a descoberta do segundo tumor, o procedimento para retirada de ambos os nódulos durou uma hora e 20 minutos.
Morte de gata que ficou internada na Hospital Veterinário da UFU gera embate entre clínica e tutora
Mortadela, Sue e Gamora: conheça os novos ‘moradores’ do zoológico de Uberlândia e saiba como visitá-los
Agora, os nódulos serão submetidos a exames histopatológicos para identificar os tipos de tumores e o tratamento adequado.
“De antemão, a retirada destes nódulos já aumenta a longevidade do animal e evita a metástase destes nódulos em outros órgãos”, explica Aracelle.
Além de Aracelle, outros 12 profissionais atuaram na realização dos exames, anestesia e procedimento cirúrgico em Kika, que já voltou para o zoológico.
Kika sendo preparada para a cirurgia por parte da equipe do Hospital Veterinário
Acervo pessoal/Reprodução
Jaguatirica do zoológico de Uberlândia passa por cirurgia
Zoológico
O Zoológico Municipal de Uberlândia, localizado no Parque do Sabiá, tem 122 animais, de 29 espécies, entre mamíferos, répteis e aves que vivem no espaço. A unidade conta com 41 recintos fechados, todos dotados de placas informativas sobre cada espécie abrigada.
Há, ainda, espaços abertos onde estão animais como gambás, bicho-preguiça, cutia, tamanduá-bandeira, sagui, ouriço-cacheiro, curicaca, biguá, mutum, saracura, tucano, psitacídeos e passeriformes.
A visitação no zoológico é de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada liberada até as 16h. As visitas são gratuitas.
Zoológico de Uberlândia
Cleiton Borges/Prefeitura de Uberlândia
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias