10 de fevereiro de 2025

Jardim Pantanal: Fantástico acompanha semana de moradores afetados por alagamentos


Vizinhos percorrem ruas com barcos entregando marmitas. Ajuda é coordenada também pelo celular. Resultado de análises aponta que o índice de qualidade da água, em todos os pontos, é péssimo. Veja relatos dos moradores e as respostas da Prefeitura e do governo estadual. Jardim Pantanal: Fantástico acompanha semana de moradores afetados por alagamentos
Reprodução
A força de uma comunidade castigada por enchentes e que sofre, historicamente, com a falta de solução: no Jardim Pantanal, o rio sobe, a história se repete e a solidariedade resiste.
O Fantástico acompanhou a semana dos moradores do Jardim Pantanal. A região alagada, na maior cidade do país, é formada pelo Jardim Pantanal e por outros doze bairros que estão às margens do Rio Tietê. Uma área de várzea, na Zona Leste, que enche quando chove demais.
A água da chuva do fim de semana passado ainda alaga as ruas. Famílias reunidas tentam recuperar o que sobrou. À noite, nas partes mais baixas, ainda alagadas, a solidariedade rompe o silêncio.Vizinhos percorrem ruas com barcos entregando marmitas. A ajuda, de morador para morador, ocupa o vazio das políticas públicas. A rede de apoio segue também pelo celular.
Os moradores não têm como se proteger da água contaminada. Uma imagem de arquivo mostra um homem que carrega uma TV nas costas, em uma reportagem de 2011. Ele era o Alex, irmão da Camila. Alex morreu na enchente de 2013.

“Meu irmão faleceu, pegou leptospirose. Ele caiu na água e bebeu da água. Começou a ficar ruim. Ele levantava as coisas dentro de casa. E depois ia pra rua ajudar os vizinhos. Muito difícil. Triste, ne”, lembra.
Uma equipe de pesquisadoras avançava até à noite colhendo amostras da água parada no bairro. As amostras foram para um laboratório em São Caetano do Sul. O resultado das análises aponta que o índice de qualidade, em todos os pontos, é igualmente péssimo.
Há bactérias capazes de provocar doenças de pele e diarreia. Esse é um risco que há em todos os alagamentos pelo país.
No Litoral Norte da Paraíba, a chuva inundou duas cidades. Em Rio Tinto, 1,5 mil famílias foram afetadas pela enchente. O volume do Rio Mamanguape dobrou. Na Baía da Traição, o abastecimento de água potável foi suspenso e só normalizado na sexta-feira. Em dois dias de temporais em Pernambuco, sete pessoas morreram. Na Região Metropolitana e na Zona da Mata, vinte cidades tiveram seu abastecimento de água comprometido.
Sobre medidas emergenciais no Jardim Pantanal, em São Paulo, a Prefeitura informou que distribui refeições, cestas básicas e água em pontos da comunidade. E que 57 pessoas seguem acolhidas e mais de 1,4 mil famílias receberam cartão emergencial no valor de R$ 1 mil reais.
Sobre o perigo do contato com a água contaminada, informou que aplicou 1.058 doses de vacina e entregou 19 mil frascos de hipoclorito, que é um componente ativo da água sanitária.
Entre os projetos analisados pela Prefeitura estão: a recuperação da região, a construção de reservatórios para contenção das cheias e o reassentamento de famílias. Além disso, um pôlder, um reservatório para conter as cheias, está em construção. Mas a obra está atrasada há 500 dias. A entrega foi prorrogada para o mês que vem.
Sobre desassoreamento e obras, o Governo do Estado disse que, no Tietê e seus afluentes, investiu mais de R$ 500 milhões para a retirada de sedimentos. A moradora Eliane Libânio da Silva só conseguiu entrar na casa dela cinco dias depois da enchente.
“Aqui é a cozinha. A geladeira que tava aqui tá dentro do quarto, moço… A água que levou… Vem, moço, olha onde ela tá. A gente não quer só dinheiro, a gente quer dignidade, respeito por cada pessoa que tá aqui. Cada tijolo nas paredes que a gente colocou é um sonho, é uma história”, diz Ivanilde Lopes de Souza.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias