Corpo de Jeff foi achado dentro de baú, concretado em quintal de casa. Cachorros dele, que tinham chips de localização, foram fundamentais para desvendar o crime. Corpo de Jeff Machado foi encontrado dentro de baú do próprio ator.
Reprodução
Há pouco mais de um ano, em 22 de maio de 2023, a polícia encontrou o corpo do ator Jeff Machado, que estava desaparecido desde o dia 27 de janeiro.
Os restos mortais do ator, que tinha 44 anos, foram achados dentro de um baú concretado no quintal de uma casa em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O caso foi tema do Linha Direta desta quinta-feira (30).
A seguir, relembre o que aconteceu:
O que aconteceu?
O ator Jeff Machado foi encontrado morto quase quatro meses após desaparecer. Para a polícia, a motivação do crime foi o ator ter cobrado uma falsa promessa de vaga em novela. Os investigadores acreditam que Jeff chegou a pagar R$ 18 mil aos criminosos.
Quando Jeff Machado sumiu?
Jeff Machado desapareceu em 27 de janeiro de 2023.
O sumiço do ator foi descoberto após uma ONG entrar em contato com a família porque oito cães estavam abandonados. Durante o período do sumiço, a família recebia mensagens de texto de alguém que acreditavam se passar por ele.
Foi a partir da localização dos animais abandonados — que eram chipados — em pelo menos três bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro que a ONG começou a investigar de quem seriam os bichos para, em um primeiro momento, responsabilizar os tutores, e, depois, dar pistas decisivas de que Jeff Machado estava com algum problema, já que parecia improvável que ele abandonasse seus 8 cães da raça Setter.
Como e quando o corpo foi encontrado?
O corpo de Jeff Machado foi encontrado em 22 de maio de 2023. Seus restos mortais estavam amarrados dentro de um baú concretado no quintal de uma casa em Campo Grande.
Polícia encontra corpo do ator Jeff Machado enterrado dentro de baú no Rio
Alguém foi preso?
Sim. Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinicius da Silva Braga foram presos.
Segundo a denúncia, Bruno atraiu Jeff com a promessa de conseguir um papel em uma novela para ele. Para isso, Jeff teria que pagar R$ 18 mil.
As investigações apontam que Bruno dopou e estrangulou Jeff. Depois da morte, Bruno usou o cartão de Jeff em compras e se passou pelo ator assassinado em conversas pelo celular.
Bruno é acusado de:
Homicídio quadruplamente qualificado (motivo torpe, emprego de asfixia, uso de recurso que impediu a defesa da vítima e para ter vantagem de outro crime);
Ocultação de cadáver;
Estelionato;
Crimes patrimoniais contra o espólio do ator (saques, tentativa de venda do carro e da casa, compras com cartão de crédito);
Invasão de dispositivo eletrônico;
Falsa identidade (por se passar por Jeff Machado);
Maus-tratos aos animais.
Jeander é acusado de:
Homicídio;
Ocultação de cadáver;
Maus-tratos aos animais.
Neste mês de maio, quando completou um ano que o corpo de Jeff foi encontrado, o g1 entrou em contato com a defesa de Bruno, que não retornou até a publicação da reportagem.
Também na mesma reportagem, a defesa de Jeander negou que ele tenha matado Jeff, mas admitiu que ele participou do plano para esconder o corpo.
Como anda o caso na Justiça?
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o processo está em fase de instrução dos autos e o julgamento dos réus ainda não tem data.
Jeff Machado e seus cães
Reprodução/Redes sociais
Quem era Jeff Machado?
O ator Jefferson Machado Costa tinha 44 anos quando foi morto. Ele era natural da cidade de Araranguá, em Santa Catarina.
Com experiência no jornalismo, na atuação e em outras áreas, o ator de “Reis”, da Record, tinha sumido após sair de uma casa na Zona Oeste do Rio.
Em Santa Catarina, chegou a trabalhar como colunista social em revistas de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Florianópolis.
Qual foi o papel dos cachorros de Jeff Machado no caso?
A família de Jeff Machado só soube do desaparecimento após os cachorros do ator serem vistos abandonados pela Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Os cachorros, chipados com o nome do ator, foram fundamentais para que o crime fosse desvendado. Os cães que foram encontrados foram adotados e os novos tutores homenagearam Jeff.
Jeff Machado
Reprodução/Redes sociais