Prefeito citou cabelo ‘nevado’ em discurso de posse e defendeu que o presidente Lula seja candidato à reeleição em 2026. Antes de tomar posse, João Campos diz que apoia Lula como candidato à reeleição em 2026
Ao tomar posse para o segundo mandato, na tarde desta quarta-feira (1°), o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), disse que a cidade tem pressa e, por isso, vai buscar acelerar as entregas no seu segundo mandato (veja vídeo acima).
“Se houve ritmo e tanta entrega, saibam que, daqui para frente, a gente vai intensificar e acelerar tudo o que começou. Eu não corro por acaso. O Recife tem pressa, e nós temos compromisso com ainda mais resultados”, afirmou João Campos.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Entre as promessas feitas pelo gestor em seu discurso, estão a triplicação do número de vagas em creche, a conclusão do Hospital da Criança, a contratação de novos profissionais de atenção básica e a entrega de parques na Tamarineira, em Roque Santeiro, em Tejipió, no Cajueiro e no antigo Aeroclube.
“O principal é estar próximo das pessoas. Eu governarei não dentro do ar-condicionado de um gabinete, mas nas ruas”, declarou o prefeito.
No discurso de posse, João Campos também defendeu que a política precisa ser feita sem estímulo à polarização. “Não podemos permitir que a intolerância crie abismos que separem as pessoas das pessoas. A vida não se materializa entre polos, mas a partir do entendimento”, disse.
Acompanhado do vice-prefeito, Victor Marques, João Campos, prefeito reeleito do Recife, em entrevista antes da cerimônia de posse
Paulo Veras/g1
Também prometeu que, no mandato, vai buscar unir trabalho com alegria e leveza. “Aquela que une o calor carnavalesco recifense com a neve no cabelo que se firma no respeito à juventude das periferias da cidade. E que sai daqui de cabeça erguida para receber dois prêmios nas Nações Unidas”, declarou.
João e o vice, Victor Marques (PCdoB), assumiram os mandatos por volta das 18h, depois que os 37 vereadores da cidade tomaram posse e reelegeram Romerinho Jatobá (PSB) para presidir a Câmara.
Ao conversar com a imprensa, o prefeito voltou a defender que o presidente Lula (PT) seja candidato à reeleição em 2026. Em outro aceno ao PT, ele também disse ter ficado feliz de que o suplente de vereador Osmar Ricardo (PT) possa assumir um mandato na Câmara, com a escolha de Marco Aurélio Filho (PV) para ser secretário municipal de Direitos Humanos e Juventude.
Perfil
João Campos tem 31 anos, é formado em engenharia civil na Universidade Federal de Pernambuco (UPFE) e tem um patrimônio declarado à Justiça Eleitoral de R$ 2.697.388,78;
Ele é filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto do ex-governador Miguel Arraes, ambos já falecidos;
Entre 2016 e 2018, foi chefe de gabinete na gestão do então governador Paulo Câmara, seu primeiro cargo público;
Disputou sua primeira eleição em 2018, sendo o deputado federal mais votado na história de Pernambuco;
Dois anos depois, disputou o segundo turno da eleição para a prefeitura do Recife contra a prima Marília Arraes (SD), e se tornou a pessoa mais jovem a ocupar o cargo de prefeito da cidade;
Em 2024, foi reeleito com 725.721 votos, o equivalente a 78,11% dos votos válidos, maior votação para a prefeitura do Recife entre as 11 eleições realizadas desde a volta da votação direta na capital pernambucana.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias