Alexandre Batista Damasceno e Nathan Henrique Gama da Silva, do Santa Maria, são suspeitos de agir ‘de forma deliberada’ em dois jogos do ‘Candangão’. Clube diz que repudia ‘todo e qualquer tipo de manipulação que estrague o bem do futebol’; g1 tenta contato com defesa dos atletas. Jogos do Santa Maria foram investigados por suspeita de manipulação de resultados
Luã Tomasson/Samambaia FC
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumpriu, nesta segunda-feira (11), mandados de busca e apreensão contra dois jogadores de futebol da Sociedade Esportiva de Santa Maria, de Brasília. Alexandre Batista Damasceno e Nathan Henrique Gama da Silva são investigados por agirem “de forma deliberada” para manipular os placares de dois jogos realizados pelo clube durante o Candangão – campeonato de futebol do DF – deste ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo o processo, no mínimo, dois jogos foram “criminosamente manipulados para fraudar apostas eletrônicas”. De acordo com a investigação, as provas demonstram que os apostadores tinham conhecimento antecipado do resultado das partidas.
Conforme o ge, as partidas sob suspeição são as goleadas sofridas pela Águia na 4ª rodada (6 a 0 contra o Ceilândia) e na 6ª rodada (derrota por 5 a 0 para o Gama). Os dois jogadores foram titulares nas partidas. As investigações apontaram o envolvimento imediato dos atletas com os resultados forjados.
Em nota, o Santa Maria diz que repudia “todo e qualquer tipo de manipulação que estrague o bem do futebol”. O g1 tenta contato com a defesa dos jogadores.
Alexandre e Nathan podem responder pelos crimes de corrupção passiva esportiva, fraude em evento esportiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Além das partidas citadas na investigação, Nathan e Alexandre foram titulares também na última rodada do Candangão, em que o Santa Maria foi goleado por 7 a 1 pelo Capital. Este jogo, entretanto, não foi citada até o momento nas investigações.
O que diz o Santa Maria
“A Sociedade Esportiva Santa Maria, está acompanhando de perto a situação das investigações e dando todo suporte necessário para melhor esclarecer tais acusações. Repudiamos todo e qualquer tipo de manipulação que estrague o bem do futebol”.
LEIA TAMBÉM:
VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM PRESÍDIOS: em dois meses, mais de 70 denúncias foram registradas no DF
ÁGUAS CLARAS: Homem de 75 anos é preso após agredir e manter namorada em cárcere privado no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.