3 de outubro de 2024

Joinville ganha projeto inédito que conecta mercado, governo e comunidade

Ágora UNI reúne empresas, universidades, governo e empreendedores em um ambiente inovador que promove criatividade, desenvolvimento tecnológico e aceleração Criatividade, inovação, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos. Estas são as competências e habilidades mais importantes a serem desenvolvidas nos próximos anos, segundo o relatório “Future of Jobs Report”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em resposta às mudanças tecnológicas e no mercado de trabalho.
É com foco neste cenário de aprendizado constante, de interação e conexão, que o Ágora Tech Park desenvolveu uma iniciativa em modelo inédito no país que coloca em um mesmo ambiente universidades, grandes empresas, setor público (governo e sociedade) e empreendedores. Inaugurado em agosto, o Ágora UNI, quarto prédio do complexo do Ágora Tech Park, conta com um modelo único no país que funciona como uma “trilha de desenvolvimento e inovação”: em uma área de 7 mil m², o UNI conta com um Laboratório de Criatividade, Espaço Maker – Fab Lab, Showroom de Tecnologias, Pré-Incubação, Hub de Aceleração, Escritório para captação de projetos e fomento, além de um laboratório de inovação para o setor público (Hub.Gov).
Ao todo, o UNI conta com 53 espaços disponíveis, dos quais quase metade já foram locados ou cedidos para programas de inovação. As iniciativas serão operadas por entidades como Join.Valle, Softville, FabLab Ágora, e envolvem – direta ou indiretamente – empresas como a Semente Negócios (que apoiará o desenvolvimento de negócios sociais e de inovação), a Macnica DHW (Showroom de Tecnologia), Cofound (Laboratório de Criatividade) e StackX (desenvolvimento de talentos em tecnologia).
Um dos primeiros espaços a iniciar as atividades no UNI, o Laboratório de Criatividade promove dinâmicas para ajudar empresas e profissionais a “sair das caixinhas corporativas e pensar soluções criativas para resolver problemas complexos” por meio de metodologias como design thinking, design sprint, entre outras, explica Leonardo Colin, da Cofound.
– As empresas estão focadas em retorno do investimento e payback, mas precisamos entender que o trabalho corporativo está caminhando para o campo da criatividade dentro da estratégia. O mundo é sobre a imaginação e a estratégia, aplicada ao mercado, com assertividade – resume.
O UNI também será o lar do Laboratório de Manufatura Avançada (MLAB Ágora), que incluirá um Centro de Usinagem Robotizado, pioneiro na região, com acesso a startups, corporações e institutos de pesquisa. O projeto é desenvolvido em parceria com a Walbert, empresa de modelação e ferramentaria com sede em Araquari (SC), e tem recursos já aprovados pela Finep.
– Quando começamos nossa trajetória no Ágora, iniciamos com projeto de inovação e com o tempo desenvolvemos novas ideias, como o Laboratório de Manufatura. Essa experiência de contar com projetos dentro de um ecossistema faz com que a gente traga inovações de forma mais acelerada dentro da empresa -, destaca Edna Schmitt, conselheira de Inovação da Walbert.
Para resolver um dos principais gargalos das empresas do setor de tecnologia – a captação de recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos e serviços – o Ágora UNI conta com um Escritório de Projetos e Fomento, em parceria com a FINEP e a Fapesc, criado para apoiar todo o ciclo de inovação: do mapeamento ao planejamento, elaboração, submissão, gerenciamento, assessoria e controle dos recursos recebidos.
– Implementar uma tecnologia é um processo de alto risco. Encontrar os parceiros ideais é essencial para diminuir tempo e custos – destaca Ricardo Fantinelli, diretor executivo do Ágora.
– A experiência do Ágora Tech Park representa um marco significativo no desenvolvimento de ambientes de inovação no país, alinhado às políticas públicas que buscam uma nova industrialização baseada em tecnologia, conhecimento e inovação, de maneira sustentável e socialmente inclusiva – destacou Sheila Pires, diretora do Departamento de Ambientes de Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no evento de lançamento do novo prédio.
O UNI também será o lar do Laboratório de Manufatura Avançada (MLAB Ágora), que incluirá um Centro de Usinagem Robotizado
Divulgação
A VEZ DAS STARTUPS
Entre as grandes empresas e as universidades, há o papel fundamental dos empreendedores e das startups, que ajudam a materializar e colocar no mercado as soluções que nascem em um ambiente de inovação.
Heitor Lima, CEO da Analisou, empresa residente no Ágora UNI, lembra que “trabalhar em uma startup é executar inovação tecnológica com recursos escassos, poucas pessoas e por isso o tempo é um ativo muito importante. Por isso, “toda vez que a startup está interagindo com o ecossistema, saindo de sua sala e falando com outras startups, com universidades, grandes empresas, você ganha um tempo valioso para atuar em alta performance, ganhar mercado e se consolidar, contribuindo com a sociedade desenvolvendo inovação”, comenta o CEO.
A trilha de desenvolvimento do Ágora UNI conecta projetos de ideação, pré-incubação e aceleração, suprindo uma lacuna no ecossistema de tecnologia, que é um ambiente capaz de receber, direcionar e desenvolver projetos inovadores em qualquer nível de maturidade: “passamos a melhor atender e receber novos projetos e empreendedores que buscam auxílio, preparamos esses projetos a seguir na trilha de inovação, que vai desde o desenvolvimento de um projeto que atenda a demandas do mercado, validação e conexão com empresas, mentores e investidores”, detalha Graziele Nazário, da Softville, incubadora que ajudou a desenvolver uma centena de empresas de tecnologia na região, desde a década de 1990.
Entre outras iniciativas que serão desenvolvidas no UNI estão um ambiente voltado à economia de jogos digitais e um lab para capacitação de talentos para este mercado, junto à empresa Hero Base. “Vamos reunir games e inovação, com a missão de educar uma nova geração de empreendedores e desenvolvedores de jogos na região. Temos certeza que uma nova história começa aqui”, ressalta o CEO da Hero Base, João Vicente Feio.
Para o professor Antonio Heronaldo de Souza – diretor geral da UDESC Joinville, instituição-âncora do UNI – o novo espaço “é extremamente importante para o ecossistema de inovação de Joinville, pois estamos em um ambiente com centenas de empresas e as universidades co-irmãs da região trazendo pesquisadores e professores junto a empreendedores buscando resolver os diversos desafios da economia catarinense”, avalia o professor Antonio Heronaldo de Souza, diretor geral da UDESC Joinville, instituição-âncora do UNI.
– O Ágora UNI é um projeto inovador porque se propõe, entre seus objetivos, aproximar e integrar universidade e mercado em um ambiente diferenciado. Será uma grande oportunidade para aplicar o conhecimento desenvolvido dentro das universidades, com elas atuando em conjunto buscando soluções para resolver problemas latentes do mercado – ressalta o professor Modesto Ferrer, professor da UFSC e diretor do Ágora Tech Park.
Entre outras iniciativas que serão desenvolvidas no UNI estão um ambiente voltado à economia de jogos digitais e um lab para capacitação de talentos para este mercado
Divulgação
CONHEÇA OS PROJETOS DO ÁGORA UNI:
Escritório de Projetos e Fomento: Apoia o ciclo completo de captação de recursos voltados à inovação, desde o mapeamento de oportunidades até o gerenciamento e controle de recursos para pesquisa e desenvolvimento.
Laboratório de Criatividade: Um espaço dedicado a estimular o pensamento criativo e a experimentação, incentivando a inovação em diversas áreas.
Espaço Maker – Fab Lab: Equipado com ferramentas e tecnologias avançadas, este espaço permite a prototipagem e o desenvolvimento de projetos inovadores.
Showroom de Tecnologias: Um ambiente para exposição e demonstração de tecnologias emergentes do ecossistema, facilitando a interação entre empresas e potenciais clientes ou parceiros.
Lab Gov PMJ: Um laboratório voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor público, promovendo a transformação digital e a eficiência governamental.
Pré-Incubação Softville: Programa de fluxo contínuo de apoio a empreendedores na fase inicial de suas ideias, proporcionando mentorias e recursos para transformar conceitos em negócios viáveis.
Hub de Aceleração Join.VC: Focado em startups em diferentes estágios, oferecendo suporte em termos de investimento, mentoria e acesso a redes de contatos estratégicas.
Ágora.Connect: Uma iniciativa que promove a colaboração entre grandes empresas e universidades, facilitando projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em um ambiente propício para a inovação aberta.

Mais Notícias