Uma imersão na resolução de problemas locais vai reunir estudantes e empresas no evento. A Feira do Empreendedor acontece em Balsas, de 27 a 30 de junho Jadson José é empreendedor e CEO da startup Eurekia. O jovem atua no município de Balsas com destaque, oferecendo ao mercado soluções baseadas em inteligência artificial e na análise de dados. O negócio, de perfil inovador, foi pensado para atender necessidades das empresas locais, ajudando a popularizar esses novos instrumentos que contribuem para tornar mais eficiente a gestão dos negócios em geral.
Feira do Empreendedor será ambiente de conhecimento e inovação
Sebrae/MA
Nascida no Cocreation Lab Balsas, ação do Sebrae realizada em 2023, visando disseminar a inovação no Cerrado Sul maranhense, a Eurekia é um bom exemplo do caminho promissor existente para negócios inovadores e criativos em Balsas.
Para empreendedores como Jadson, a Feira do Empreendedor 2024, que o Sebrae realiza em Balsas, de 27 a 30 de junho, traz boas oportunidades na área de inovação, ao apostar nesse quesito como suporte para o desenvolvimento empresarial do Cerrado Sul maranhense. Na Feira, entre os destaques de uma ampla programação técnica, está a Jornada de Inovação, uma novidade que o Sebrae traz para quem deseja saber mais sobre o tema e busca parcerias ou inspiração para empreender com um negócio inovador.
Empreendedores como Jadson José devem se beneficiar das ações de Inovação da Feira do Empreendedor
Anderson Cesar
“Os micro, pequenos e médios empreendedores começam a ver com outros olhos que o uso da tecnologia é um facilitador e otimizador de processos, feitos de forma manual. O uso da inteligência artificial, da inteligência de dados abre caminhos para tornar a gestão mais eficiente. Então, esse cenário de negócios inovadores é muito promissor e tudo isso o empreendedor vai poder ter contato na Feira do Empreendedor”, destaca Jadson José.
Caminho promissor – A Feira do Empreendedor acontece em um momento em que a inovação se firma em Balsas e região, a partir da estruturação do Ecossistema Local de Inovação, apoiada pelo Sebrae, que reúne agentes públicos, atores da iniciativa privada, instituições de fomento aos negócios inovadores, universidades, centros e institutos de pesquisas, unidos no desafio de posicionamento do Cerrado Sul nesse ambiente.
“Mais do que boas ideias, a Feira quer fomentar a inovação e estimular o surgimento de negócios inovadores, ampliando o acesso à inovação no Cerrado Sul Maranhense. A jornada foi pensada como estratégia nesse desafio”, explica César Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão.
César Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão
Sebrae/MA
A ideia é fomentar, por meio da Jornada de Inovação prevista na programação técnica, o desenvolvimento de projetos que possam deixar um legado de negócios geradores de soluções para problemas e necessidades do empreendedor de Balsas, atuante nos diversos segmentos da economia.
Conhecimento e tecnologia para alavancar ambiente de inovação no Cerrado Sul
Estudos do Sebrae apontam que o investimento em inovação deixou de ser uma questão de escolha, passando a ser pré-requisito para a sobrevivência de pequenas empresas e dos negócios tradicionais. Em cenários de crise, de constantes mudanças e de oportunidades, no qual os mercados são altamente globalizados e competitivos, é preciso que as empresas saibam como se adaptar e utilizar a inovação para continuar crescendo.
César Guimarães avalia que, para a empresa se manter competitiva no mercado, será necessário um processo de adaptação e conhecimento das novas ferramentas, aliado ao uso inteligente da análise de dados, de tendências e de oportunidades no mercado. “Trabalhar com uma cultura organizacional que abraça a inovação nas empresas nascentes e nas tradicionais e cultivar o aprendizado constante é essencial para o crescimento dos negócios na atualidade e para o aproveitamento de oportunidades de expansão em um território como Balsas”, frisa o gerente.
Jornada desafiadora
A Jornada de Inovação da Feira do Empreendedor 2024 vai suscitar discussões sobre o uso de inteligência artificial, tecnologias sustentáveis, educação 4.0 e ESG, refletindo a crescente importância desses tópicos no cenário empresarial atual.
A Jornada terá desafios propostos a estudantes universitários, convidando-os a olhar para o mercado e suas necessidades, propondo soluções inovadoras. Terá, também, apresentações de pitches para defesa das soluções junto a uma banca de jurados composta por especialistas.
Os desafios serão voltados para a realidade do mercado de Balsas e região, representando um passo importante na promoção da cultura empreendedora e criativa na região do Cerrado Sul maranhense. Os participantes terão a chance de colocar à prova suas habilidades e ideias, contribuindo para o desenvolvimento de soluções disruptivas que possam impactar positivamente o ambiente empresarial local.
A essa ação está associada uma premiação atrativa. As três melhores soluções receberão um aporte financeiro para tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócios. A melhor solução receberá R$ 10 mil como prêmio.
Esta semana, professores de instituições acadêmicas da cidade participaram da etapa preparatória da Jornada, em ação realizada na Unidade de Negócios de Balsas.
Feira do Empreendedor terá inovação como marco para promoção do desenvolvimento regional
Sebrae/MA
A ideia é que a Jornada de Inovação possa gerar dez startups durante o evento, focadas na resolução de desafios locais. “A proposta é fazer com que a Feira do Empreendedor seja um ambiente de fomento aos negócios inovadores conectados com os eixos do ecossistema de inovação (logística, turismo, agronegócio e tecnologia da informação), de grandes empresas da região, do comércio local, além de desafios propostos pela Prefeitura Municipal, através da parceria do programa Cidade Empreendedora”, explica Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae no Maranhão.
A programação da Jornada de Inovação inclui também uma série de palestras e debates sobre tendências em inovação tecnológica e estratégias de negócios e o desafio de posicionar a região Nordeste no mapa da inovação, além de iniciativas do Sebrae de apoio à inovação.
O espaço destinado à Inovação vai contar, ainda, com exposição de startups do Cerrado Sul, que são exemplos de como inovar nos negócios e que podem servir de inspiração para outras pessoas. Além dos programas de inovação do Sebrae, como o Programa Agente Local de Inovação (ALI), o Sebraetec e ações da Educação Empreendedora.
Inovação no Cerrado Sul
Desde o lançamento do Ecossistema Local de Inovação em 2021, Balsas tem avançado na promoção do empreendedorismo e da inovação. Em 2023, o projeto chegou à final do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Ecossistema de Pequeno Porte. Atualmente, a cidade conta com uma agência de desenvolvimento e inovação, tornando-se um polo promissor para novos negócios.
Organizado pelo Sebrae e Ecossistema Local de Inovação, Balsas Summit consolida movimento pela inovação no Cerrado Sul maranhense
Jordana Fonseca
Para Adriano Tito, secretário de Desenvolvimento Econômico de Balsas, são relevantes as transformações no cenário econômico de Balsas, a partir desse marco. “Antes disso, basicamente não se falava sobre inovação. Com a chegada dessa metodologia, não só a gente percebeu a importância que a pauta tem para o desenvolvimento da cidade, como também desenvolveu ações concretas, com a criação desse Ecossistema, ampliando a pauta da inovação”, ressalta o secretário.
Adriano Tito, secretário de Desenvolvimento Econômico de Balsas
Sebrae/MA
Realização – A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus.