10 de janeiro de 2025

José Ronaldo toma posse como prefeito de Feira de Santana pela quinta vez


Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (1°), na Câmara de Vereadores. Vice-prefeito, Pablo Roberto, também tomou posse, junto a 21 vereadores. Posse do novo prefeito de Feira de Santana
Reprodução/TV Subaé
José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) foi oficialmente empossado como o novo prefeito de Feira de Santana em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (1º), às 15h. Além de José Ronaldo, o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e os 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028 tomaram posse.
Com 165.970 votos, representando 50,32% do total, José Ronaldo inicia seu quinto mandato como gestor da segunda maior cidade da Bahia. Em seu discurso de posse, o político falou sobre os desafios e compromissos da nova gestão, destacando o sentimento de responsabilidade e a vontade de transformar ainda mais a cidade.
“Falo com o coração cheio de gratidão, humildade e responsabilidade. Este é o meu quinto discurso de posse. Hoje é o início de uma jornada e carrego comigo as experiências dos caminhos já percorridos, mas, também, a coragem de ousar fazer mais e fazer diferente, para transformar ainda mais a nossa Feira de Santana”, afirmou.
Posse de José Ronaldo e Pablo Roberto (à esquerda), prefeito e vice-prefeito de Feira de Santana
Reprodução/TV Subaé
José Ronaldo reafirmou as promessas feitas durante sua campanha, apresentando propostas que já começam a ser executadas nos primeiros 100 dias de governo. “Hoje é um dia de reafirmar compromissos que assumimos ao longo dessa caminhada. Feira de Santana pode e deve ser uma cidade onde a gestão pública funcione, onde os direitos sejam garantidos e onde cada cidadão seja cuidado e valorizado”, destacou.
LEIA MAIS
Conheça os novos secretários de Feira de Santana
Prefeitos das cidades da Bahia tomam posse; veja lista dos vereadores eleitos
Bruno Reis toma posse para segundo mandato como prefeito de Salvador e promete intensificar ações na saúde e educação
Confira as propostas declaradas pelo prefeito:
Saúde
Entre as prioridades, está a redução do tempo de espera para exames e consultas. “Garanto que a partir de amanhã, estaremos nos reunindo para que, nos 100 dias de governo, a fila para exames e consultas seja zerada. Nossa população merece agilidade e dignidade no atendimento médico, e esse compromisso será cumprido”.
Infraestrutura
O prefeito anunciou investimentos na pavimentação e nas áreas de convivência da cidade. “Iremos mapear e organizar a pavimentação, as drenagens, e priorizar o trabalho em áreas críticas. O Parque da Lagoa Salgada, o Parque do Feira X, Mochila e outras lagoas terão ampliação significativa em espaços de convivência e lazer.”
Mobilidade urbana
José Ronaldo também se comprometeu a melhorar a mobilidade urbana. “Vamos melhorar a mobilidade com a construção e duplicação de avenidas, promovendo uma cidade mais acessível e organizada. O compromisso da Avenida Artêmia Pires e a ligação entre a Artêmia e a Noide Cerqueira será cumprido com uma obra extraordinária, resolvendo a questão de mobilidade.”
Educação
A ampliação do ensino integral e de creches foi outro ponto destacado: “Lutaremos para ampliar o número de professores e implementar o modelo 360 das escolas com ensino integral, alinhando atividades culturais e esportivas. Também ampliaremos as creches, garantindo que todas as crianças tenham acesso à educação infantil.”
Sustentabilidade e benefícios sociais
O prefeito anunciou ainda a construção de uma usina geradora de energia solar: “Nosso compromisso é construir uma usina que leve energia às pessoas que consomem menos de 100 kilowatts, beneficiando especialmente os moradores do Minha Casa Minha Vida.”
📱 Acesse o canal no WhatsApp no g1 Feira e região
Vereadores eleitos
A Câmara Municipal de Feira de Santana para a legislatura 2025-2028 é composta por 21 vereadores, sendo 17 reeleitos e quatro novos. Confira a lista:
Edvaldo Lima dos Santos (União Brasil);
Eliziario Ribeiro da Silva (Republicanos);
Eremita de Araújo Mota (PP);
Flávio Arruda Morais (União Brasil);
Gean de Jesus Costa (Podemos);
Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio (União Brasil);
Ismael Bastos de Santana (PL);
Jorge Raimundo de Oliveira Silva (PRD);
José Carneiro Rocha (União Brasil);
Jurandy da Cruz Carvalho (PSDB);
Luciane Aparecida Silva Brito Vieira (PV);
Luiz Augusto de Jesus (União Brasil);
Luiz Ferreira Dias (PP);
Marcos Antônio dos Santos Lima (União Brasil);
Marcus Welber Carvalhal Pinheiro (PL);
Valdemir da Silva Santos (PP);
Pedro Américo Lopes (Cidadania);
Ivamberg dos Santos Lima (PT);
Ronaldo Almeida Caribé (PP);
Silvio de Oliveira Dias (PT);
José Marques de Messias (União Brasil).
Posse do novo prefeito de Feira de Santana
Reprodução/TV Subaé
Mesa diretora da Câmara de Vereadores
Logo após a cerimonia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, aconteceu a votação para a nova mesa diretora da câmara de vereadores de Feira de Santana, que vai comandar a casa por dois anos. Na votação, foram 20 votos a favor e um contra, do vereador Lulinha (União Brasil). Confira a composição eleita:
Marcos Lima (União Brasil) – Presidente da Casa
Pedro Américo (cidadania) – Primeiro vice-presidente-
Marcos Carvalhal (PL) – Segundo vice-presidente
Ron do Povo (PP) – Terceiro vice presidente
Lu de Rony (PV) – Primeira secretária
Esmael Basto (PL) – Segundo secretário
Edvaldo Lima (União Brasil) – Terceiro secretário
Galeguinho (União Brasil) – Corregedor
Trajetória política e profissional
Posse do novo prefeito de Feira de Santana
Reprodução/TV Subaé
Natural de Paripiranga, no interior da Bahia, José Ronaldo mudou-se para Feira de Santana aos 13 anos. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ele construiu uma sólida carreira política ao longo das últimas quatro décadas.
O político iniciou sua vida pública como vereador em 1983. Posteriormente, foi deputado estadual e federal, e exerceu quatro mandatos como prefeito de Feira de Santana (2001-2008 e 2013-2018). Além disso, já disputou cargos de senador e governador da Bahia, consolidando-se como uma figura influente no cenário político baiano.
Fora da política, o prefeito também ocupou cargos importantes na gestão de instituições, como a extinta Surfeira e o Hospital Dom Pedro de Alcântara.
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

Mais Notícias