4 de outubro de 2024

José Sarney lamenta a morte de Cid Moreira: ‘profissional extremamente competente, dono de voz marcante’

Em uma nota, divulgada pelo ex-presidente, ele diz que o jornalista foi um informante das principais notícias nacionais e internacionais e que o seu trabalho é lembrado com muita admiração. Cid Moreira na apresentação do Jornal Nacional
Acervo Grupo Globo
O ex-presidente da República, José Sarney, lamentou a morte do jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, que morreu nesta quinta-feira (3), no Rio de Janeiro.
Em uma nota, divulgada pelo ex-presidente, ele diz que o jornalista era um profissional extremamente competente, dono de uma voz marcante e que o trabalho era lembrado com muita admiração.
CID MOREIRA: a voz que narrou tantos momentos marcantes de nossas vidas
José Sarney ainda enviou sentimentos de pesar à família do jornalista que, segundo ele, vai deixar muitas saudades.
“Recebi com muita emoção a notícia do falecimento de Cid Moreira, que está no imaginário brasileiro porque, durante muito tempo, foi um informante das principais notícias nacionais e internacionais. Era um profissional extremamente competente, dono de voz marcante, de cujo trabalho até hoje lembramos com grande admiração. Cid Moreira deixa muita saudade. Envio à família os meus sentimentos de pesar, comungando com todos esse momento de dor”, disse o ex-presidente.
Morre Cid Moreira
Morre Cid Moreira aos 97 anos no RJ
O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da TV brasileira, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos.
O apresentador estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, quando deu entrada com insuficiência renal crônica. O quadro piorou, e às 8h desta quinta, Cid morreu de falência múltipla dos órgãos.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.
O corpo do jornalista será enterrado em Taubaté, sua cidade natal. Ainda não se sabe a data e em qual cemitério será a cerimônia de despedida.
Estão previstos ainda dois velórios: um nesta quinta em Itaipava, na Região Serrana, e outro na sexta (4) no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.
Vida e carreira
Cid Moreira em fotos
TV Globo
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos no último domingo (29).
O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.
Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.
LEIA MAIS:
FOTOS: primórdios do JN, parceria com ‘Mister M’ e mais
VÍDEOS: carreira e legado de Cid
DESPEDIDA: Mulher de Cid diz que ficou ao lado dele nos momentos finais
REPERCUSSÃO: amigos lamentam partida do ícone

Mais Notícias