5 de fevereiro de 2025

Jovem abandona celular, festas e viagens para focar nos estudos e coleciona aprovações para medicina em universidades públicas


Marcelo Henrique Girardi Faustino, de 18 anos, morador de Olímpia (SP), foi aprovado em quatro universidades. Para isso, estudava cerca de 11 horas por dia. Jovem fez 100%, ou seja, acertou todas as questões de física e biologia nos vestibulares da Famerp e Fuvest. Marcelo Henrique Girardi Faustino, de Olímpia (SP), acumula aprovações em medicina e revela rotina de estudos
Marcelo Henrique Girardi Faustino/Arquivo pessoal
Sem viagens, sem festas, sem jogos eletrônicos e, principalmente, sem celular. Um estudante de 18 anos, morador de Olímpia, uma cidade de pouco mais de 55 mil habitantes do interior de São Paulo, coleciona uma lista de aprovações em medicina nas universidades públicas mais concorridas do país.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Marcelo Henrique Girardi Faustino colheu os frutos da dedicação intensa e alcançou o sonho de muitos: ser aprovado em quatro faculdades (veja a lista abaixo). Segundo ele, a chave para o segredo foram as incontáveis horas de estudo e o abandono das distrações.
Vagas conquistadas
Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto: 6º lugar;
Universidade Federal de Uberlândia (UFU): 7º lugar;
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): 7ºlugar;
Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp): 17º lugar.
A Universidade de São Paulo ficou entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas, de acordo com o ranking “THE World University Rankings by Subject 2025”, divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Entre as áreas citadas, está medicina.
Marcelo Henrique Girardi Faustino, de Olímpia (SP), foi aprovado em medicina em quatro universidades públicas
Marcelo Henrique Girardi Faustino/Arquivo pessoal
Marcelo finalizou o terceiro ano do ensino médio em 2023 e fez um ano de curso pré-vestibular no ano passado, em São José do Rio Preto (SP). Nesse período, estudava cerca de 11 horas por dia, de segunda-feira a sábado.
“Acordava às 5h10 e estudava no cursinho até 12h40. Depois, ia para casa, almoçava e recomeçava às 14h. Daí eu ia até 19h30, quando parava para descansar. Em 2024, eu não fiz nenhuma viagem, não fui a festas, deixei de jogar videogames e de mexer nas redes sociais”, comenta o jovem.
Como resultado, Marcelo lembra que fez 100%, ou seja, acertou todas as questões tanto na prova dissertativa, aplicada na segunda fase, quanto nos testes nas matérias de física e biologia, nos vestibulares da Famerp e Fuvest, que dá acesso à USP.
“O celular tira o foco. Em período de estudos, eu o deixava em casa, no modo silencioso, com a internet desligada para evitar o recebimento de notificações. Eu só tenho uma rede social, mas só mexia antes de dormir, quando acabava de estudar”, detalha o estudante.
Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto
Valdinei Malaguti/EPTV/Arquivo
Em relação aos momentos de descontração, Marcelo reforça a importância de descansar. Por isso, quando acabava a sessão de estudos, aproveitava para assistir a filmes e séries dos quais gostava, além de ir à academia duas vezes por semana.
“Vestibular não é apenas estudo, também tem que estar descansado e ter uma boa estratégia de prova”, aconselha.
LEIA MAIS:
Única estudante de SP a tirar nota mil na redação do Enem 2024 treinava textos toda semana
O jovem escolheu a USP de Ribeirão Preto (SP) para fazer medicina, curso que despertou o interesse dele pelo fato de acompanhar o pai desde pequeno nos desafios da atuação profissional. Além disso, ele sabe que a área o possibilita contribuir para a saúde da população. As aulas começam no dia 24 de fevereiro.
Diretor da comissão do vestibular da Unicamp dá dicas aos candidatos para 1ª fase
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias