As polícias Civil e Militar fizeram uma operação nos complexos do Alemão e da Penha. Jovem é baleada de raspão na cabeça em operação no Alemão
Uma jovem de 18 anos foi baleada de raspão na cabeça durante a megaoperação das polícias Civil e Militar nos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio, nesta sexta (24). Anna Luiza estava deitada com o filho adotivo de 8 anos dentro de casa quando foi atingida.
Ela contou à TV Globo que o tiro entrou pela parede e atingiu a cabeça dela. O celular, que estava na mão, também ficou danificado. O menino ficou ferido apenas por estilhaços.
““Tava deitada com meu filho, simplesmente o tiro entrou pela minha parede. Eu não tinha nenhuma janela, perfurou minha parede. Não deu tempo de levantar. No desespero, achei que fosse com meu filho”, conta ela.
A jovem foi atendida no Hospital Getúlio Vargas e recebeu alta médica.
“Eu tô pra ele: ‘você está bem? Aconteceu alguma coisa?’ e ele: ‘não, mãe, está tudo bem’. Acho que ele viu o sangue na minha cabeça e ficou botando a mão e falando: ‘tá tudo bem, mãe, vai dar tudo certo, não machucou você, só tá sangrando um pouquinho’. Aquilo ali foi o que mais me machucou”, desabafa.
Durante a operação, um jardineiro morreu enquanto tomava café a caminho do trabalho, um outro morador foi atingido dentro de casa e está internado e um policial militar foi baleado e tem quadro de saúde grave.
Jovem é baleada no Complexo do Alemão
Arquivo pessoal
Um foragido da Justiça foi preso.
Intensos tiroteios
O jardineiro Carlos André Vasconcellos dos Santos tinha 36 anos e estava tomando café quando foi ferido. Moradores do Alemão fizeram vídeos de danos em casa por balas perdidas. Uma delas por pouco não foi reduzida a escombros.
Uma outra moradora foi ferida na de raspão na cabeça e socorrida por vizinhos. Ela estava dentro de casa, deitada com o filho, quando foi atingida. Foi levada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, atendida e recebeu alta.
Cerca de 500 agentes das polícias Civil e Militar prepararam um cerco às comunidades por volta das 4h, e logo as equipes foram recebidas a tiros. Houve revide, o que levou a intensos tiroteios em diferentes pontos dos complexos.
Megaoperação no Alemão e na Penha tem intensos tiroteios
Um PM também foi alvejado e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O estado de Diogo Marinho Rodrigues Jordão, do Batalhão de Choque, era gravíssimo.
Além deles, um jovem de 21 anos e uma moradora também foram baleados. Wander Souza dos Santos foi ferido dentro de casa e levado ao Getúlio Vargas. O quadro era estável. A mulher, não identificada, foi atingida de raspão na cabeça.
As equipes também tiveram de remover barricadas nos acessos às comunidades.
Durante a ação na Penha, os policiais encontraram eletrodomésticos variados, como aparelhos de ar-condicionado, televisões, geladeiras e fogões, e outros produtos ainda empacotados. O material estava numa casa vazia na Chatuba. Na casa ao lado, também havia muitas caixas espalhadas pelos cômodos. A polícia acredita que a carga seja roubada.
Na comunidade da Fazendinha, os agentes estouraram um desmanche de veículos roubados e localizaram um imóvel com cerca de 1 tonelada de entorpecentes.
Porta-voz da PM fala sobre megaoperação no Alemão e na Penha
Unidades envolvidas
Bope
Batalhão de Choque
Batalhão de Ações com Cães
Grupamento Aeromóvel
Rondas Especiais e Controle de Multidões
Batalhão Tático de Motociclistas
20 batalhões de área
Batalhão de Policiamento em Vias Expressas
Coordenadoria de Recursos Especiais
Departamento-Geral de Polícia da Capital
Polícia do Rio faz uma operação contra o tráfico nos Complexos da Penha e do Alemão
Pessoas correm na Avenida Itaoca, no Alemão, para fugir de tiros
Charles Mathura/TV Globo
Impactos
O Rio Ônibus informa que 15 linhas tiveram de mudar o itinerário.
908 (Guadalupe x Bonsucesso)
SV908 (Guadalupe x Bonsucesso)
312 (Olaria x Candelária)
313 (Penha x Praça da República)
621 (Penha x Saens Pena)
622 (Penha x Saens Pena)
623 (Penha x Saens Pena)
625 (Olaria x Saens Pena)
628 (Penha x Nova América)
679 (Grotão x Méier)
629 (Irajá x Saens Pena)
292 (Engenho da Rainha x Castelo)
711 (Rocha Miranda x Rio Comprido)
311 (Engenho Leal x Candelária)
721 (Cascadura x Vila Cruzeiro)
Quatro unidades de saúde ficaram fechadas. As clínicas da família Rodrigo Y Aguilar Roig, Klebel de Oliveira Rocha, Aloysio Augusto Novis e Felippe Cardoso suspenderam o início do funcionamento e avaliavam a possibilidade da abertura.
Viaturas da Polícia Civil fazem fila em um dos acessos ao Alemão
Reprodução/TV Globo
Carro do Batalhão de Choque com a Igreja da Penha ao fundo
Reprodução/TV Globo
Caveirão circula pelo Complexo da Penha
Reprodução/TV Globo