Pyetro Emanuel, de 16 anos, busca recursos para participar do Campeonato Mundial da modalidade que acontece em Abu Dhabi nos dias 8 e 9 de novembro. Pyetro Emanuel é campeão de jiu-jitsu e vende mousses na praia para custear as viagens. Ele precisa de ajuda para disputar o campeonato mundial em Abu Dhabi
Cristina Boeckel/ g1 e Reprodução/ TV Globo
A família do jovem lutador Pyetro Emanuel Oliveira luta contra o tempo em busca das passagens para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Lutador desde os 8 anos, o adolescente de 16 anos trabalha vendendo mousses nas praias do Rio. O lucro é usado para financiar os custos das competições.
“O jiu-jítsu significa muita coisa para mim. Antes, eu só ficava em casa, mexendo no telefone. No máximo, eu ia para a rua jogar futebol. Aí, a minha mãe me colocou no jiu-jítsu e eu vi que gostava daquilo. O jiu-jítsu me levou para muitos lugares. Eu nunca imaginei que iria conhecer outros países. Eu tive a oportunidade de conhecer tanta gente, pessoas e maneiras”, disse Pyetro.
A competição acontece nos dias 8 e 9 de novembro e a família corre contra o tempo para arrecadar o dinheiro. Segundo eles, a venda foi prejudicada pelos dias de mau tempo ao longo do mês de outubro.
Resultado
Pyetro Emanuel exibe algumas de suas medalhas na Praia do Leblon. Ele busca ajuda para competir em Abu Dhabi.
Cristina Boeckel/ g1
As oportunidades que Pyetro teve em conhecer outras culturas vieram acompanhadas de resultados nos tatames.
O atleta busca defender uma trajetória de campeão mundial e vice-campeão nos anos de 2022 e 2023, respectivamente. Além de Abu Dhabi, Pyetro já competiu nos Estados Unidos, na Irlanda e na República Dominicana.
A maior parte dos recursos veio da venda de mousses nas praias do Rio, principalmente fins de semana. A concentração do comércio dos doces feitos pela família nesses dias também tem outra justificativa: não atrapalhar os estudos do menino, que cursa a 9ª série.
“No fim de semana não tem aula e nem treino. E é o dia que tem mais pessoas na praia. Todo o dinheiro é do esporte. Sempre. Todas as competições que fui contaram com o dinheiro da praia.”
Pyetro Emanuel exibe a medalha que conquistou no Pan Kids, nos Estados Unidos.
Acervo pessoal/ Pyetro Emanuel
Pyetro Emanuel foi campeão do Campeonato Mundial que acontece anualmente em Abu Dhabi. Ele busca recursos para competir novamente.
Acervo pessoal/ Pyetro Emanuel
A rotina da venda é regrada e mantida há 3 anos. São vendidas de 48 a 70 mousses por fim de semana, cada uma custando R$ 10. Os sabores são limão e maracujá, mas, em caso de encomendas, ele produz opções, de acordo com a preferência do cliente.
Pyetro revela que sempre quis empreender, além de lutar. Por isso, tem como sonho, além de competir cada vez mais e também ter a experiência de ser professor de jiu-jítsu na Califórnia.
Nas areias da Praia do Leblon, um dos lugares onde vende as mousses, ele destaca que a educação é um compromisso inegociável.
“É importante ter notas boas porque os professores não deixam treinar se não tiver notas legais”, destacou.
Viagem
Pyetro Emanuel e a mãe, Juliana Oliveira
Cristina Boeckel/ g1
O esforço de Pyetro foi destaque no RJ2 em março do ano passado. Na época, ele já vendia as mousses, mas o objetivo era outro: o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu do ano passado.
As passagens este ano custam R$ 18 mil. Os pais, uma dona de casa e um motorista de aplicativo, ajundam na luta para buscar o valor em poucos dias.
A hospedagem ficará por conta de brasileiros que moram no país e se ofereceram para abrigar o atleta e um acompanhante.
A campanha de arrecadação acontece no Instagram do adolescente.
A rotina de treinos, além da escola, acontece em aulas não apenas de jiu-jítsu, mas também de wrestling e luta livre. Ele se divide em academias em São Gonçalo, no Jacarezinho e em Mesquita.
“Esse campeonato tem muita visibilidade, é o campeonato mundial. É muito bom para a minha carreira a pontuação dele”, finalizou.
Pyetro aborda banhistas para vender as mousses que produz.
Reprodução/ TV Globo