Matheus Augusto Branco Ferreira, de 19 anos, competiu com outros 1.200 alunos da Serra. Agora, ele segue para a próxima etapa, no dia 25 de março. Matheus Augusto Branco Ferreira, de 19 anos, tenta uma vaga no International Public Speaking Competition (IPSC), o maior concurso de discurso do mundo em inglês
Arquivo Pessoal/Divulgação Cultura Inglesa
Matheus Augusto Branco Ferreira, de 19 anos, de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está concorrendo a uma vaga para representar o Brasil no maior concurso de discursos do mundo em inglês, o International Public Speaking Competition (IPSC), que será realizado em maio em Londres, no Reino Unido.
O jovem foi selecionado entre os 1.200 alunos da Escola de Inglês Cultura Inglesa que participaram do 9º Your Voice, programa da instituição.
Agora, Matheus segue para a próxima etapa do concurso, a fase regional, no dia 25 de março, quando vai disputar com jovens de todo o estado do Rio de Janeiro.
Sendo aprovado, Matheus compete na fase nacional com os selecionados de outras instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Goiás.
Só então, o vencedor segue para representar o Brasil na Europa, com as despesas pagas pelo evento.
Matheus comemora a vitória na primeira fase e está ansioso para as próximas etapas.
“Com a educação, principalmente o inglês, tão importante na nossa atual sociedade, janelas se abrem em um piscar de olhos. As oportunidades que a gente nunca imaginou que podem estar logo a nossa frente se estivermos preparados”, disse.
Ele ainda enfatiza que “o frio na barriga é algo até meio clichê, mas natural. São incertezas, inseguranças, mas tenho em mente que chegar até aqui já é uma grande vitória, um grande sucesso de ser um dos melhores e representar a Região Serrana e o Brasil em uma competição internacional tão importante no universo do aprendizado da língua inglesa”, finalizou.
A competição no IPSC existe desde 1980 e é para jovens entre 16 a 20 anos de mais de 50 países. Nessa edição, o tema é “Um grande líder pode mudar o mundo em um instante”.