7 de fevereiro de 2025

Jovem diz que se levantou de banco de ônibus atingido por avião momentos antes do acidente: ‘Caí nas pessoas e vi fogo ao redor’


Letícia Moraes, de 25 anos, estava indo trabalhar. Ela não ficou ferida. Ao todo, sete pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, dentre elas, o motorista do ônibus atingido pela aeronave, que estava em estado de choque. Ônibus atingido por avião
Deslange Paiva/g1
Letícia Moraes, de 25 anos, estava sentada no banco do fundo do ônibus, pouco antes de o avião atingi-lo nesta quinta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Ela não ficou ferida.
A jovem estava indo trabalhar no edifício Office Time, também na Barra Funda, e contou que se levantou do banco segundos antes do acidente porque desceria no próximo ponto.
“Pois é galera, eu estava dentro do ônibus que o avião atingiu. Eu estava logo sentada no banco onde o avião pegou, mas momentos antes, eu tinha levantado porque estava chegando no meu ponto. Eu só me lembro de ter levantado porque eu caí em cima das pessoas e vi fogo ao redor”, relatou em sua conta na rede social X.
Testemunha relata como foi na hora do acidente
Reprodução rede social
Letícia gravou um vídeo depois que desceu do ônibus. Ela desce ofegante e mostra os demais passageiros saindo do onibus (veja abaixo):
Passageira de ônibus atingido por avião grava vídeo logo depois de sair de veículo
Ônibus da viação Santa Brígida atingido por aeronave que caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de SP.
Reprodução/TV Globo
O acidente
O avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20. Os dois ocupantes da aeronave morreram e sete pessoas que circulavam pelo local precisaram ser socorridas.
Ao aterrissar, o King Air F90 atingiu um ônibus e houve uma explosão. O motorista do coletivo ficou em estado de choque e chorou ao tentar falar sobre o assunto: “Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo mundo”. Ele está internado em um hospital particular, bastante abalado, mas está bem fisicamente e já está com a família.
Um motociclista foi atingido no braço por uma peça do avião e encaminhado ao Pronto-Socorro da Barra Funda. Ele já teve alta e deixou a unidade utilizando uma tipoia.
Outra pessoa ferida foi uma senhora de 62 anos. Segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros, ela fraturou o braço e foi levada ao PS Santana. Seu estado de saúde é desconhecido.
Duas pessoas, não identificadas, foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Geral de Vila Penteado. Houve também uma pessoa que procurou atendimento num hospital particular na Pompeia e já recebeu alta.
Ainda não há informações sobre os demais socorridos.
VÍDEOS E FOTOS: imagens mostram queda de avião na Barra Funda, Zona Oeste de SP
Advogado de Porto Alegre e piloto: veja quem são as vítimas do avião que caiu na Zona Oeste de SP
Explosão na hora do acidente
Imagem de drone mostra destroços de avião que caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Zona Oeste de São Paulo.
Reuters/Tuane Fernandes
A aeronave saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre. Segundo testemunhas, o avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu.
Na queda, a aeronave atingiu um ônibus e foi ouvida uma explosão. Uma grande nuvem de fumaça preta pôde ser vista à distância pela cidade. (Veja vídeo abaixo.)
Uma testemunha que estava no local na hora contou que, antes da queda, viu o avião bater no que encontrou pela frente. “Ele pegou na árvore, pegou na placa e começou a despejar querosene”, afirmou o engenheiro João Lucas da Silva Amaral. “Na hora que bateu no chão, ele explodiu e corremos”.
“Eu ia pegar o acesso para a avenida Sumaré e pegar o retorno. De repente, desceu pela avenida o avião e só vi tudo voando e a bola de fogo. Explodiu na hora. Todo mundo ficou paralisado. O avião foi arrancando palmeiras e placas. Passou muito rápido”, contou.
O personal trainer Adriano Rolim disse que chegou a ver a aeronave perdendo altitude. “O piloto tentou pousar na Marques de São Vicente, foram muitos carros desviando, felizmente. Mas o avião bateu na traseira do ônibus e acabou explodindo. O impacto foi muito grande, muito assustador”, afirmou.
* Sob supervisão de Cíntia Acayaba

Mais Notícias