10 de janeiro de 2025

Jovem vai de caixa de supermercado a ‘best do Brasil’ depois de conquistar 1,3 milhão de seguidores mostrando rotina simples com os pais

Em vídeos de Alisson Spitzner, de 28 anos, internautas comentam que se sentem como se fossem melhores amigos do influenciador. Jovem vai de caixa de supermercado a ‘best do Brasil’ mostrando rotina simples com os pais
Narrando em vídeo atos simples do dia a dia, como uma conversa com os pais ou um lanche em que comeu pão com margarina, o paranaense Alisson Spitzner, de 28 anos, viu a vida dele se transformar da noite para o dia.
Na expectativa de virar influenciador digital, ele fazia publicações despretensiosas que somavam, em média, 10 visualizações cada. Mas tudo mudou em julho de 2023, quando viralizou um vídeo dele mostrando compras que fez com a mãe para uma noite de “cinema em casa”.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
No vídeo, Alisson falava que o pai havia viajado e deixado o cartão para a mãe comprar o que quisesse. Na sequência, mostra que ela comprou uma pizza de mercado, dois pacotes de salgadinhos, duas barras de chocolate e refrigerante – que eles aproveitariam enquanto iriam assistir a um filme de terror.
O jeito de se expressar, carregado de regionalismo, a ausência de uma grande produção por trás da gravação e a simplicidade dele parecem ter sido a fórmula perfeita para o sucesso.
“Meu pai viajou, eu e minha mãe fomos ao mercado e compramos várias ‘bobagens’. Eu gravei um vídeo, publiquei e fui assistir a um filme com ela. Quando acabou, peguei meu celular e vi que tinha ‘bombado’, mais de um milhão de visualizações. Pensei que ia ser só aquele, mas depois todos começaram a render”, contou em entrevista ao g1.
Alisson Spitzner tem 28 anos e mora em Ponta Grossa
Reprodução/Redes Sociais
Morando com os pais em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Alisson viu surgir a chance de abrir mão do trabalho como caixa de supermercado e investir apenas na carreira de influenciador.
Hoje o jovem soma 1,3 milhão de seguidores nas redes sociais e atende pela alcunha de “best”, uma referência ao termo “best friend”, que em inglês significa “melhor amigo”.
O apelido carinhoso foi dado pelos próprios seguidores.
“É porque o pessoal assiste aos meus vídeos e se sente muito próximo de mim… se sentem, íntimos, sabe. E daí que começaram a falar: ‘Nossa, o Alisson é tão legal de assistir o vídeo dele, que parece que a gente tá próximo um do outro; ele é o meu best, meu melhor amigo'”, explica Spitzner.
Leia também:
Curitiba: Gerente dá ração a subordinadas e é demitido por justa causa
Tragédia: Homem sobe em muro para ver confusão no vizinho e morre com tiro no rosto
Paraná: Com onda de calor, cidades registram mais de 40ºC
A vida sem roteiro
O foco da maioria dos conteúdos de Alisson é a rotina própria rotina, mostrando uma vida sem roteiro.
Em um vídeo que soma mais de 2,3 milhões de visualizações, por exemplo, ele mostra o que vai comer em um lanche: achocolatado, bolachas e pão caseiro com margarina.
Ao fundo, a mãe conta as peripécias do cachorro de estimação da família.
Relembre:
‘Piazinho é você’: Conheça criança que viralizou ao ser confundida com menino em rodeio
“Não precisa ter muito pra ser feliz. Você estar com a família na casa ou passear com eles… a coisa mais simples da vida é a mais linda que tem. Então é essa que é a minha intenção: mostrar o simples'” disse.
As histórias caíram no gosto dos seguidores, que fazem comentários carinhosos para o rapaz.
“Silêncio, estou em videochamada com meu best”; “Me sinto sua melhor amiga”; e “Se eu pudesse te guardava num potinho” são o tom de alguns dos comentários publicados nos vídeos de Alisson.
O sotaque e as expressões que o jovem usa também chamam a atenção dos internautas, principalmente os que não são dos Campos Gerais do Paraná. Gírias como “faceiro”, “gasosa” e “varde” são comuns nos vídeos do jovem.
Elas significam, respectivamente, “muito feliz”, “refrigerante” e “à toa”.
Vídeo em que Alisson mostra lanche soma mais de 2,3 milhões de visualizações
Reprodução/Redes Sociais
A busca pelo sonho
Tornar-se um influenciador digital e viver com os ganhos da internet era um sonho antigo de Alisson Spitzner.
Ele é tecnólogo em Processos Gerenciais e antes de ter a chance de ser influenciador, foi operador de caixa de supermercado por cinco anos, de 2014 a 2019.
Um mês após o primeiro vídeo viralizar, em julho de 2023, ele decidiu se dedicar totalmente à produção de conteúdo e se demitiu do supermercado – que acabou, depois, virando um dos seus patrocinadores.
“Quando os clientes iam no mercado tirar foto e conversar comigo que eu fui percebendo e fiquei muito feliz porque eu vi que aquele meu sonho estava sendo realizado”, lembra.
Alisson Spitzner tem 28 anos e mora em Ponta Grossa
Reprodução/Redes Sociais
Próximo sonho: ter uma panificadora
Com toda a exposição que conseguiu, agora Alisson tem o sonho de ter uma panificadora. Segundo ele, cozinhar é como um programa em família que ele gosta de fazer com a mãe.
A conexão com a cozinha também é mostrada constantemente nos vídeos, onde ele mostra as mais variadas receitas.
“Foi a partir de 2020, na pandemia, que nós começamos a fazer receitas até pra vender. Minha mãe trabalhou muito tempo como empregada doméstica e, depois de 10 anos em uma casa que ela trabalhava, pediu a conta. Então ela tava sempre em casa, desempregada, e como eu sempre gostei de assistir vídeos de receitas sugeri de fazer pra vender”, lembra.
Alisson e a mãe, Arituza Spitzner
Reprodução/Redes Sociais
Mas a presença da família nas redes sociais do Alisson vai muito além de receitas.
Como ele mora com os pais e tem uma relação muito próxima com a irmã, eles estão constantemente aparecendo nas gravações do jovem.
“Minha família é uma peça fundamental, porque muitas pessoas falam que é difícil de ver uma família unida. Claro que tem muita família unida, mas como falta isso, na internet, a simplicidade de uma família. Estar sentado na sala, assistindo uma série, ou sentado na mesa, jantando”, avalia.
Pais de Alisson Spitzner participam frequentemente dos vídeos do influenciador
Reprodução/Redes Sociais
Em menos de um ano, Alisson participou de diversos programas nacionais de entretenimento.
Com a fama nas redes, ele também foi convidado para ser figurante de uma cena de “Renascer” e chegou a participar da festa de lançamento da novela, que está em exibição no horário nobre da Rede Globo.
“Me passa um filme na cabeça. Eu lembro quando eu tava no mercado, trabalhando de domingo a domingo, e toda aquela loucura de cliente, de correria… Eu não sei dizer pra você com palavras o que eu penso, só passa um filme, assim, daquele sonho que eu tinha e ainda tenho que se tornou realidade”, diz Alisson Spitzner.
Alisson Spitzner nos estúdios da Rede Globo
Reprodução/Redes Sociais
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.

Mais Notícias