Inspirado pelo festival Cannes Lions, o “Perifa in Cannes” é promovido pelo projeto Perifa Lions e tem como missão democratizar o acesso ao conhecimento e às oportunidades na área de comunicação e publicidade. Momento em que Marina Claudino e Fabrício Lisboa foram anunciados como vencedores do terceiro lugar no “Perifa in Cannes” 2024
Divulgação
A publicitária Marina Claudino, de 23 anos, e o estudante de publicidade e propaganda Fabrício Lisboa, de 22, conquistaram o terceiro lugar no concurso Perifa em Cannes 2024, premiação publicitária que acontece na França.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Fabrício e Marina embarcam para França neste sábado (15). O primeiro compromisso da dupla será uma reunião pessoal com Simon Cook, CEO do Cannes Lions. As premiações ocorrem entre segunda-feira (17) a sexta (21).
“Somos de periferias de Itu e Sorocaba, então é uma honra abrirmos caminhos para mais jovens do interior paulista brilharem também. Já ouvimos na faculdade e nos nossos trabalhos que somos referências, isso é algo que nos emociona e nos dá um gás para representá-los da melhor forma”, diz Marina.
O case proposto era desenvolver uma maneira da Veja Limpeza incentivar os jovens, principalmente da periferia, a curtirem o ambiente de suas casas com maior prazer. A marca, conhecida pelos produtos e utensílios domésticos, exigia uma abordagem que repercutisse e gerasse interesse de consumo em um público mais diversificado.
“Entre trabalhos inscritos por pessoas de diversas partes do Brasil, ficamos em terceiro lugar no concurso, com uma pontuação de 4,54 de cinco. (…) Esta colocação nos deu o direito ao prêmio de ir ao Festival de Cannes, ampliando nossas oportunidades de conhecimento e networking”, comemora Fabrício.
Após identificarem o problema de muitos jovens que ainda moram com os pais e por isso enfrentam desafios para fazer uma “resenha” com os amigos em casa, devido à preocupação com a limpeza pós-evento, Fabrício e Marina propuseram como solução criar um aplicativo que auxilia na organização necessária depois da festa.
Marta Carvalho e Valéria Martim anunciaram a vitória de Marina Claudino, e Fabrício Lisboa, que ficaram em terceiro lugar no concurso
Divulgação
Com funcionalidades que tornam essa tarefa mais divertida e otimizada, o aplicativo estimula a faxina por meio de atrativos para os jovens, como playlists exclusivas. Além disso, os usuários ganham pontos ao acessar a plataforma, que podem ser trocados por cupons de desconto em produtos.
“Optamos por um meio digital simples e que fosse compatível com qualquer dispositivo, independentemente da marca ou modelo. Um aplicativo intuitivo que combinasse com a linguagem descontraída”, relata Marina.
A proposta foi intitulada “Veja: o que seus pais não veem, a gente limpa”. Uma ideia acessível e altamente relevante para o público em questão, que conquistaria mais liberdade e autonomia.
“Nosso maior desafio foi materializar o projeto e traduzir isso em uma campanha. No começo tudo estava em aberto, haviam ideias surgindo e muitas pontas soltas. Fechar essas pontas foi a etapa principal”, conta a publicitária.
Durante a competição acirrada, o aspecto da inclusão social foi fundamental para destacar a dupla.
“Pensamos em uma saída para que os jovens pudessem curtir suas casas intensamente e com mais autonomia, uma bagunça controlada antes dos pais chegarem. Todo mundo se diverte e os responsáveis sequer notam, porque tudo foi devidamente organizado”, explica Fabrício.
Acima, da esquerda para a direita: Marina Claudino, Samuel Honorio, Luiza Alencar, Mariana Silva e Fabricio Lisboa. Abaixo: Leticia Rodrigues, Irina Didier e Flavio Salcedo
Divulgação
Com tantos sentimentos e oportunidades envolvidas, a ficha de ambos demorou a cair quando foram anunciados vencedores. Fabrício e Marina contaram que ficaram muito emocionados, com um verdadeiro filme passando pela cabeça.
Antes de saber que fariam parte da delegação, eles chegaram a treinar um discurso, mas quando receberam a notícia, a euforia tomou conta.
“Vencer essa competição e ter a oportunidade de representar os publicitários de periferia no maior festival de publicidade do mundo, e detalhe, em outro país, é algo grande e nos dá muita alegria. Do início ao fim, foi um misto de emoções, orgulho, empolgação e adrenalina”, relata Fabrício.
Entre os planejamentos para a viagem de premiação, há uma lista de afazeres e oportunidades: criar conexões com outros publicitários, aprender mais com as palestras que vão acontecer na semana do festival, prestigiar as premiações internacionais e buscar referências do mercado.
Entre risos, eles ainda contam que estão animados para conhecer e aproveitar os ótimos restaurantes e festas da Riviera Francesa.
“A expectativa é dar uma guinada na nossa carreira. Estaremos entre os melhores do mercado nacional e mundial, no momento ideal para abrir as portas para novos cargos e empresas”, conclui o estudante.
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM