13 de janeiro de 2025

Justiça condena seis pessoas por chacina que vitimou pai, mãe grávida e filho em Caxias do Sul

Motivação para o crime, que aconteceu em 2020, seria uma disputa por áreas para o tráfico de drogas. Penas de prisão chegam a 88 anos. Família foi morta a tiros dentro de casa, em Caxias do Sul
Róger Rufatto/RBS TV
A Justiça do Rio Grande do Sul condenou, na sexta-feira (12), seis pessoas por envolvimento em uma chacina que resultou na morte de três pessoas da mesma família em Caxias do Sul, na Região da Serra, há quatro anos – as vítimas eram pai, mãe, que estava grávida, e o filho do casal, de 4 anos. Relembre, abaixo, o caso.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com o Ministério Público (MP), as vítimas foram identificadas como Edson Toffolo, de 37 anos; Vanessa Martins dos Santos, 29; e Enzo dos Santos de Oliveira, 4.
Os nomes dos condenados não foram divulgados pelo MP. Dois deles foram condenados a 88 anos e 3 meses de prisão por homicídio, além de corrupção de menores (porque o crime teve envolvimento de menor de 18 anos), organização criminosa e aborto sem consentimento (em razão de uma das vítimas estar grávida de 6 meses).
Outros dois vão cumprir pena de 48 anos de prisão e um terceiro a 54 anos e 7 meses pelo crime de homicídio. Segundo o MP, as penas foram reduzidas porque, na época, eles tinham menos de 21 anos.
O sexto, e último, condenado deve cumprir pena de 3 anos de prisão. Ele foi absolvido do crime de homicídio, mas condenado por organização criminosa.
Conforme o promotor de Justiça Leonardo Giardin, que atuou no julgamento, “foram dois dias de intenso e extenuante trabalho”.
“Que puniu exemplarmente os mandantes, planejadores e executores da hedionda chacina que vitimou uma família inteira, dentre elas uma criança de apenas quatro anos de idade, uma mulher grávida e o bebê que ela gestava em seu ventre”, disse.
Casal e criança de 4 anos são encontrados mortos dentro de casa em Caxias do Sul
O assassinato
A família foi encontrada morta dentro da casa em que residia em Caxias do Sul no dia 27 de outubro de 2020.
De acordo com a investigação policial, Toffolo foi morto com 12 tiros. Vanessa, três. Enzo, com um tiro na cabeça.
A motivação para o assassinato seria um disputa por território para o tráfico de drogas nas regiões dos bairros Serrano e Jardim Iracema. Toffolo teria envolvimento com o crime.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias