14 de outubro de 2024

Justiça determina que Cristian Cravinhos faça novo exame criminológico antes de avaliar pedido de liberdade

Preso em Tremembé (SP) pela morte do casal Richthofen, Cravinhos tenta a progressão para o regime aberto. Cristian Cravinhos
Carlos Dias/G1
A Justiça determinou que Cristian Cravinhos – condenado pela morte do casal Richthofen – faça um novo exame criminológico antes da avaliação do pedido de liberdade dele, que tenta a progressão para o regime aberto.
Cristian está preso na P2 em Tremembé (SP), penitenciária conhecida como o ‘presídio dos famosos’. Ele está no regime semiaberto e tenta na Justiça uma liberação para progredir de regime e cumprir o restante da pena fora da cadeia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em agosto deste ano, um outro exame apontou ‘bom comportamento’ e deu parecer favorável à saída de Cravinhos da prisão.
Apesar disso, a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Taubaté, quer que o detento faça um novo exame – o Teste de Rorschach – antes da avaliação de progressão para o regime aberto.
Na decisão pelo pedido, a juíza justificou que um novo exame é necessário pois, na primeira vez em que esteve no regime aberto, Cravinhos foi preso após agredir uma mulher e tentar subornas policiais, em Sorocaba, em 2018.
“Para o caso verifica-se a necessidade de análise mais apurada da presença do requisito subjetivo necessário, a fim de se proceder com cautela a reinserção do apenado no meio social, tendo em vista que, sendo outrora progredido ao regime aberto, não honrou a confiança em si depositada, voltando a delinquir”, afirmou a juíza.
Cristian Cravinhos é preso por tentativa de suborno de policiais no interior de SP
A juíza também citou que o crime pelo qual Cristian foi condenado é hediondo e teve grande repercussão no país.
Por fim, Sueli Zeraik determinou que o exame seja realizado pela Sociedade Rorschach de São Paulo, que tem 10 dias para designar um profissional que aplique o teste, e que a P2 de Tremembé adote as medidas necessárias para transferência do preso para a realização do teste.
O Teste de Rorschach é uma avaliação que identifica elementos e traços da personalidade dos pacientes e ajuda a identificar se o detento está apto a retornar ao convívio em sociedade.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O crime
Cristian foi condenado por participar do assassinato do casal von Richthofen junto de seu irmão Daniel Cravinhos, que à época era namorado de Suzane von Richthofen, também condenada pelo crime.
Atualmente, ele cumpre pena em regime semiaberto na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como P2 do Tremembé. O local recebe presos de outros casos de repercussão.
Cravinhos chegou a progredir para o regime aberto em 2017, quando se cumpre a pena fora da prisão, mas perdeu o benefício depois de ser detido em uma confusão em que tentou subornar policiais.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias