19 de janeiro de 2025

Justiça determina suspensão de obras de retirada do monumento do Cruzeiro em Tatuí

Segundo a prefeitura, a revitalização contempla a ampliação da base do Cruzeiro, o reforço de sua estrutura e a instalação de uma nova cruz. Monumento histórico está instalado em frente ao cemitério Cristo Rei, no Centro de Tatuí.
Reprodução/Google Maps
A juíza da Primeira Vara Cível de Tatuí (SP), Danielle Kanawaty, determinou a suspensão das obras de retirada do Cruzeiro, monumento instalado em frente ao cemitério Cristo Rei, que fica no Centro.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com a decisão judicial, o autor da ação popular argumentou que os procedimentos para retirada do monumento oferecem riscos à estrutura do Cruzeiro, que é apontado como um símbolo histórico local.
O autor diz ainda que a prefeitura teria desrespeitado as formalidades legais, sem apresentar os motivos que teriam levado à remoção do monumento.
Na liminar, divulgada na última sexta-feira (14), a juíza autorizou a manutenção apenas “das obras consideradas estritamente necessárias para conservação do monumento e manutenção das regras de trânsito, caso já tenha se concluído a retirada do monumento”.
E determinou que tanto o autor da ação quanto a prefeitura apresentem documentos sobre o caso, para decidir se a liminar será mantida ou não.
Ao g1, a prefeitura de Tatuí informou que a obra foi suspensa desde o recebimento da notificação judicial. O município já está esclarecendo todas as solicitações dispostas na notificação e espera retornar nesta semana.
Segundo a prefeitura, a revitalização contempla a ampliação da base do Cruzeiro, o reforço de sua estrutura e a instalação de uma nova cruz.
“A antiga cruz será restaurada e exposta em local seguro e de destaque dentro das dependências do cemitério Cristo Rei”, informou o Executivo.
Ainda de acordo com a prefeitura, a obra faz parte de uma série de ações que busca resgatar o valor histórico, turístico e cultural da cidade.
“A prefeitura cumpriu todos os requisitos necessário para dar início à execução da obra”, finalizou.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias