4 de janeiro de 2025

Justiça Eleitoral faz campanha para incentivar jovens de 16 e 17 a tirarem o título de eleitor

A data limite para tirar o título é 8 de maio. Quem tem 15 anos também pode tirar o título de eleitor desde que complete os 16 anos até a data do primeiro turno: 6 de outubro. Justiça eleitoral faz campanha pra incentivar jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título
A Justiça Eleitoral está fazendo uma campanha para incentivar jovens de 16 e 17 a tirarem o título de eleitor.
Tirar o título é rápido, sem complicações e pode ser feito pela internet. No site do TSE, basta escolher a opção serviços eleitorais – autoatendimento; clicar em título eleitoral, preencher o cadastro, com os documentos solicitados e acompanhar o pedido no site. Quando o título estiver pronto, estará disponível no aplicativo e-Título.
Quem preferir, pode ir a um cartório eleitoral, levando documento com foto e comprovante de residência.
Em Juazeiro do Norte, no Ceará, a Justiça Eleitoral foi às escolas incentivar os jovens. A estudante Maria Elizety Santos tirou o título. Já tem “voz para fazer história”, como diz a campanha do Tribunal Superior Eleitoral, que teve início nesta segunda-feira (18).
“É um passo muito importante na vida de todo adolescente que já está nessa parte de amadurecimento. E eu acho muito importante isso, tanto para a gente ter mais responsabilidade quanto para todo país”, diz.
A campanha reforça o peso do voto dos jovens de 16 e 17 anos na democracia. Quanto mais cedo os adolescentes participarem do processo de escolha dos candidatos, mais influência vão ter sobre o presente e o futuro deles mesmos. A data limite para tirar o título é 8 de maio. Quem tem 15 anos também pode tirar o título de eleitor desde que complete os 16 anos até a data do primeiro turno: 6 de outubro.
Justiça Eleitoral faz campanha para incentivar jovens de 16 e 17 a tirarem o título de eleitor
Jornal Nacional/ Reprodução
O compromisso do estudante Matheus Henrique do Nascimento com a democracia vem de berço. Aos 15 anos, aproveitou o incentivo da mãe e foi tirar o título.
“Isso muda, isso pode me afetar futuramente. Então, eu quero votar logo, afirma.
“Eu fico muito satisfeita de os meus filhos estarem crescendo. Já tenho de 20 anos, agora Matheus, de 15. Estar aí para contribuir com a democracia do nosso Brasil”, diz a cuidadora de idosos Danielle Cristina do Nascimento, mãe do Matheus.
No primeiro turno da última eleição municipal, em 2020, ano de pandemia, 857 mil eleitores com 16 e 17 anos foram às urnas para votar. No primeiro turno da eleição presidencial de 2022, mais de 1,3 milhão jovens nessa faixa etária votaram. O TSE espera ampliar ainda mais esse número. Nos primeiros dois meses de 2024, já foram emitidos mais de 400 mil novos títulos para adolescentes de 15 a 17 anos.
A estudante Ludmila Munhoz vai se somar a esse grupo em breve. Com 16 anos, já se programou para votar.
“Porque eu acho muito importante na vida dos jovens ter conhecimento sobre o voto, ter conhecimento de como isso faz a diferença na nossa população e sobre como isso influencia onde a gente está vivendo e no nosso futuro”, diz.
LEIA TAMBÉM
Eleições 2024: Justiça Eleitoral vai realizar mobilização nas redes sociais pelo voto jovem
Eleições 2024: eleitor tem mais dois meses para regularizar pendências ou pedir primeira via de título à Justiça Eleitoral

Mais Notícias