28 de setembro de 2024

Justiça Eleitoral realiza último treinamento de transmissão de dados para as eleições municipais de 2024

Durante o processo, os técnicos testam a transmissão dos dados diretamente das urnas, assegurando que os resultados das eleições sejam enviados com precisão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Técnicos testam a transmissão dos dados diretamente das urnas.
Jones Maia/ TV Tapajós
Em Santarém, oeste do Pará, desde sexta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) está conduzindo simulações gerais de transmissão de dados em preparação para as eleições municipais de 2024. O treinamento, que se estende até quarta-feira (2), é o último passo técnico para garantir que os resultados das urnas eletrônicas sejam transmitidos de maneira eficiente e segura no dia da votação.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Durante o processo, os técnicos testam a transmissão dos dados diretamente das urnas, assegurando que os resultados das eleições sejam enviados com precisão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este é um passo fundamental para garantir a transparência e a confiabilidade do processo eleitoral em todo o estado, especialmente em áreas remotas com infraestrutura limitada de comunicação.
“Primeiramente, é importante testarmos todos os equipamentos que serão utilizados na transmissão, além de garantir que nossos técnicos estejam capacitados para executar essa missão. Em muitos locais usamos conexão via Wi-Fi, redes móveis e, em áreas mais remotas, utilizamos telefones via satélites, como o Bgan. A simulação nos ajuda a verificar se nossos processos estão maduros e se não haverá falhas, e, caso ocorra algum problema, temos sempre um plano B”, explica Daniel Lima, coordenador de sistemas do TRE-PA.
Além dos equipamentos, o treinamento também visa capacitar os técnicos que estarão atuando no dia da eleição, particularmente em regiões ribeirinhas e outras áreas de difícil acesso, onde a conectividade à internet é escassa. Max Leão, um dos técnicos que vai trabalhar em comunidades ribeirinhas, sabe da importância desses preparativos.
“É uma experiência muito positiva. Vamos utilizar equipamentos via satélite, como o Bgan, para fazer a transmissão em campo aberto, onde não há acesso à internet. Temos baterias externas para qualquer eventualidade de perda de energia. No meu primeiro pleito, utilizei a internet disponível em uma escola, mas dessa vez estaremos em uma área isolada, o que exige uma preparação mais intensa. Esses últimos testes são cruciais para garantir que tudo ocorra bem no dia da eleição”, explicou Max.
Com as simulações em andamento e os técnicos devidamente treinados, o TRE-PA espera assegurar que o processo eleitoral deste ano aconteça de forma tranquila e segura, mesmo nos locais mais afastados, reforçando a transparência e confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias