19 de outubro de 2024

Justiça Eleitoral torna presidente da Câmara de Itu inelegível por 8 anos por leitura de documento falso

Leitura foi feita por Giordani em 17 de setembro. Giordani afirmou que a condenação é desproporcional e que vai recorrer. Justiça Eleitoral torna presidente da Câmara de Itu (SP), Ricardo Giordani (PSB), inelegível por 8 anos
Reprodução/TV Câmara Itu
A Justiça Eleitoral tornou o presidente da Câmara de Itu (SP), Ricardo Giordani (PSB), inelegível por oito anos. Nesta quinta-feira (17), ele foi condenado por ler um documento falso durante uma sessão. Ele concorria à reeleição. Giordani afirma que vai recorrer.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Giordani foi acusado de, no dia 17 de setembro, ler um documento com informações falsas sobre outro candidato a vereador. A investigação apontou abuso de poder político.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou na ação pela procedência da denúncia.
Na sentença, o juiz eleitoral Cássio Mahuad afirmou que Ricardo Giordani agiu com plena vontade de cometer o abuso político para prejudicar o oponente ao fazer a leitura de uma carta que sabia ser falsa no plenário da câmara.
“A velocidade do ato, em especial diante do teor e forma como se apresentou o documento, já era de se causar estranheza e denota evidente intenção de prejudicar o adversário político. Em verdade, é cristalino que o requerido, mesmo tendo ciência inequívoca da irregularidade de sua conduta, continuou com seu intuito de ler o documento e prejudicar o adversário político.”
Além de cassar o registro de candidatura, a sentença também o condenou a ficar inelegível por oito anos. Nas Eleições Municipais de 2024, Ricardo Giordani recebeu 195 votos e não foi reeleito.
O que diz o vereador
Ao g1, o vereador Ricardo Giordani afirmou que recebeu a condenação com espanto e que vai recorrer.
“Recebi a notícia da condenação com certo espanto, uma vez que a penalidade imposta é absolutamente desproporcional, ainda que eu tivesse a intenção de prejudicar quem quer que seja. Com muita tranquilidade e serenidade, confio no recurso que apresentaremos oportunamente ao Tribunal Regional Eleitoral. Tenho absoluta certeza que terei um resultado positivo. Reitero que não só eu, como todos os quadros políticos ituanos ficaram assustados com uma decisão que alija do processo eleitoral uma pessoa que sequer teve qualquer acusação de improbidade administrativa ou outros crimes desta ordem. Serenamente confio na Justiça.”
A Câmara de Itu disse que está ciente da condenação do vereador e presidente Ricardo Giordani. “No entanto, a Câmara entende que se trata de uma questão de ordem pessoal e política. A instituição aguarda os próximos passos da Justiça Eleitoral.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias