11 de janeiro de 2025

Justiça Federal do Pará decreta prisão preventiva dos 4 presos na operação de recaptura dos fugitivos de Mossoró

Suspeitos devem ficar presos, por enquanto, em Marabá, porém o juiz determinou que o processo de prisão seja depois levado para o Rio Grande do Norte. Italo Santos Sena, Juarez Pereira Feitosa, Jefferson Augusto Magno Favacho
Reprodução
A Justiça Federal de Marabá, no sudeste do Pará, converteu nesta sexta-feira (5) a prisão em flagrante em prisão preventiva (sem prazo determinado) dos outros quatro homens que foram presos durante a operação de recaptura dos fugitivos de Mossoró.
🔔 Participe do canal do g1 Pará no WhatsApp
Italo Santos Sena, Eliezer Bruno Pacheco dos Santos, Juarez Pereira Feitoza e Jefferson Augusto Magno Favacho devem ficar presos, por enquanto, em Marabá. O g1 entrou em contato com a defesa, que informou que não tem nada a declarar.
Durante a audiência de custódia realizada nesta sexta, por volta das 14h30, o juiz federal Heitor Moura Gomes determinou que o processo de prisão seja depois levado para a 2ª Vara Federal de Natal (RN).
Na decisão, o magistrado disse que “é inegável o auxílio prestado pelos custodiados aos fugitivos, além de terem sido apreendidos com armamento”.
O juiz informou que todos os elementos justificam a prisão preventiva, diante da garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei.
O Ministério Público Federal (MPF) argumentou que os quatro homens “foram flagrados dando cobertura” à fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento – os foragidos do presídio de Mossoró.
Os quatros suspeitos também devem ficar isolados dos demais presos na unidade prisional porque, segundo o juiz, eles alegam que são de Belém e tem rivalidade com os presos de Marabá.
Quem são os quatro suspeitos
Italo Santos Sena
Italo Santos Sena
Infoseg/Senasp
Italo Santos Sena tem 26 anos. Ele nasceu no dia 13 de setembro de 1996. Segundo informações cedidas pela PRF, Italo morava na rua Rio Trombetas, no Paar, conjunto de Ananindeua, cidade da Região Metropolitana de Belém (RMB).
Juarez Pereira Feitosa
Juarez Pereira Feitosa.
Infoseg/Senasp
Juarez Pereira Feitosa tem 39 anos. Ele nasceu no dia cinco de julho de 1984. Segundo informações cedidas pela PRF, Juarez era morador da rua Rio Tocantins, bairro Santos Dumont, localizado em Redenção, cidade do sul do Pará
Jefferson Augusto Magno Favacho
Jefferson Augusto Magno Favacho.
Infoseg/Senasp
Jefferson Augusto Magno Favacho tem 23 anos. Ele nasceu no dia sete de julho de 2000. Segundo informações cedidas pela PRF, Jefferson morava na passagem Bom Jesus, no bairro Coqueiro, também em Ananindeua, assim como Italo.
Eliezer Bruno Pacheco dos Santos
Eliezer Bruno Pacheco dos Santos tem 42 anos e é paraense, segundo a Polícia Federal, que não deu detalhes sobre sua cidade de origem e se eles possuem antecedentes criminais. As autoridades não divulgaram imagem dele.
Fugitivos de Mossoró: como a polícia interceptou ‘comboio do crime’ e capturou detentos a 1.600 km de presídio
Fuga de Mossoró: ‘criminosos passaram a ter algum tipo de auxílio de facção criminosa’, diz secretário nacional de Segurança Pública
Os quatro, Eliezer, Ítalo, Juarez e Jefferson, assim como Rogério e Deibson, estavam divididos nos três carros interceptados pelos agentes federais. As investigações mostraram que os quatro, além dos fugitivos, davam cobertura à fuga.
Segundo o ministro da Justiça Ricardo Lewadowski, o destino final da fuga era a saída do Brasil. Mas o ministro informou para onde a dupla estava indo e qual seria a rota que tinham a intenção fazer até a fronteira do país.
Materiais encontrados nos veículos de fugitivos presos no Pará
Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro em espécie, um cartão de crédito e oito celulares. Imagens mostram que um dos carros tinha uma caixa de som automotivo (conhecida no Pará como “aparelhagem”) e várias pupunhas, um fruto popular paraense.
Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró foram transferidos na noite desta quinta-feira (4) do Pará ao Rio Grande do Norte — onde está a unidade prisional de segurança máxima de onde fugiram em 14 de fevereiro.
Passo a passo dos fugitivos de Mossoró (RN) até sua prisão, em Marabá (PA)
Arte: g1
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Mais Notícias