Banco de areia se formou rapidamente e interrompeu contato entre as águas. Em menos de 15 dias, visitantes já se banhavam na laguna. Lagoa que se rompeu formou ‘cascata’ na areia volta a fechar em Floripa; antes e depois
A lagoa que se rompeu formando uma espécie de cascata sobre a faixa de areia na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, voltou ao seu estado normal rapidamente. Em menos de 15 dias, um banco de areia já havia se formado, permitindo o banho de visitantes. No sábado (28), banhistas aproveitaram a água (vídeo do antes e depois acima).
Conhecida como uma lagoa calma, de águas paradas, ela chegou a criar ondas sobre a areia no dia do rompimento, em 13 de dezembro. O nativo Kaio Pereira registrou o momento na ocasião. O vídeo dele alcançou 836 mil visualizações em uma das publicações até a manhã desta segunda-feira (30).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Autor do vídeo (assista abaixo), Kaio trabalha na região com passeios de barco há 15 anos e também mantém um bar no local durante a temporada de verão. Ao g1, contou que já presenciou o fenômeno outras vezes e que costuma chamar o evento de “estouro da lagoa”.
“Chega um momento, devido à chuva, que o nível da água da lagoa fica maior do que o nível da areia que está trancando a ligação entre o mar e a lagoa. Então, nesse momento, acontece um processo natural, que é o rompimento da lagoa”.
Lagoa se rompe, forma ‘cascata’ na areia e se reconecta ao mar em praia de Florianópolis
☔O oceanógrafo Argeu Vanz explica que o rompimento ocorre por consequência das chuvas que se acumulam, forçando a barreira de areia. O último, conforme ele, está relacionado aos altos volumes registrados no estado nos últimos meses.
“O fenômeno se repete sempre que chover [em altos volumes] e as forças de água e areia brigarem” explicou.
VÍDEO: Conheça a Praia da Lagoinha do Leste
PRAIAS EM FLORIPA: onde o mar é mais calmo, melhores para surfe, trilhas e como chegar
ESTUDO: Praia de Florianópolis é a mais poluída por microplástico do Brasil
Lagoinha do Leste
Lagoinha do leste: veja a comparação entre um dia normal, com turistas, e o dia que ela rompeu
Clarìssa Batìstela/g1 SC e Kaio Pereira/Reprodução
Só há duas formas de chegar à Lagoinha do Leste: por trilha ou barco. De água doce, a lagoa costuma contrastar com o mar agitado da praia, reduto de surfistas.
🌊⛱️Ela também é considerada uma praia deserta e preservada.
No local, não é permitido construções. São poucos os restaurantes que podem se instalar, e somente na temporada de verão. Todos os anos, os comerciantes seguem regras tanto na produção do alimento oferecido, quanto na instalação da estrutura, que deve ser desmontada ao fim do período de alta visitação.
Lagoinha do Leste em Florianópolis
Kaio Pereira/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias