Belo Horizonte virou ‘celeiro’ de misturas e drinques para agitar os foliões. Algumas refrescam, outras esquentam, mas todas elas têm uma coisa em comum: nasceram na capital mineira. Gostinho de Carnaval: veja as bebidas de BH que prometem embalar a folia
Reprodução
🍹 Que o mineiro sabe fazer comida boa, isso já é um fato! Mas, quando o quesito é bebida, Belo Horizonte não fica atrás.
🍸 A capital mineira virou um “celeiro” de misturas e drinques prontos, que também já conquistaram paladares em outros estados. A partir de diferentes receitas e propostas, o folião tem muitas possibilidades para se refrescar — ou esquentar — durante o Carnaval.
🍻 Pensando nisso, o g1 selecionou opções para você, maior de 18 anos, curtir os diversos momentos da folia — com moderação e responsabilidade, é claro! ⚠️ E antes de ver a lista, é sempre bom lembrar: se for dirigir, não beba!
Xá de Cana
Xá de Cana promete refrescar os foliões durante o fervor do Carnaval
Divulgação/Xá de Cana
A folia deste ano tem uma novidade que promete refrescar os foliões durante o fervor dos blocos de rua: o Xá de Cana. Produzido em Belo Horizonte, o drinque enlatado é feito com cachaça, caldo de cana e limão.
A criadora da mistura conta que, em 2023, abandonou a carreira de auditora para investir na construção de uma marca própria de bebidas com ingredientes naturais e brasileiros.
“Contratei um laboratório, e a gente fez um processo um pouco longo para a estabilização dessa bebida. Foram nove mesas para gerar a primeira, eu fico brincando que é meu filho. O nosso principal conceito era criar algo que exaltasse a cachaça e fosse bastante refrescante”, diz a empresária Sthella Lima.
Sthella Lima, idealizadora do Xá de Cana
Divulgação/Xá de Cana
Em relação ao Carnaval do ano passado, quando o negócio ainda era “tímido” e pouco divulgado, a expectativa é de que, em 2025, a produção aumente 20 vezes para suprir a demanda de BH e outras capitais, como São Paulo, Vitória e Florianópolis.
“Queremos que todos os foliões sintam o sabor da tradição mineira em cada gole”, completa a idealizadora da bebida.
Xeque Mate
Lata comemorativa dos dez anos do Xeque Mate
Divulgação/Xeque Mate
A queridinha dos belo-horizontinos — e dos paulistas — vai ganhar uma “roupa nova” para o Carnaval deste ano. A mistura de mate, rum, guaraná e limão comemora o aniversário de dez anos com uma edição especial de lata.
“Assim como reinventamos o conceito de uma bebida, rompendo barreiras e surpreendendo paladares, convidamos nosso público a abraçar a liberdade em todas as suas formas, se permitir e aproveitar o momento, seja qual for o destino, a ocasião ou rolê”, afirma o diretor executivo do Grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire.
Edição comemorativa da lata remete a elementos que compõem os 10 anos de história da Xeque Mate
Divulgação/Xeque Mate
Os criadores do Xeque Mate contam que ele surgiu “quase sem querer”.
“Quando eu trabalhava como barman, um cliente me pediu drinque à base de chá mate, sua bebida favorita. Então, juntei um rum industrializado com um chá mate com guaraná que minha mãe sempre deixava pronto na geladeira. Acrescentei um toque de limão e criei a bebida, sem imaginar que ela seria uma paixão para os belo-horizontinos”, conta o diretor de produção e sócio do Grupo Xeque Mate Bebidas, Gabriel Rochael.
Neste ano, os blocos de rua em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo terão o estímulo de 6 milhões de unidades injetadas no mercado até o fim da folia.
Lambe Lambe
Lambe Lambe sabor limonada rosa
Yasmin Chaves e Rafaela Galvão
Para matar o calor intenso que marca os dias de Carnaval em BH, a Lambe Lambe investiu em um novo sabor. Além da combinação deliciosa de tangerina, limão e sal, os foliões poderão experimentar a versão de limonada rosa, feita com framboesa, limão, morango e hibisco.
Os criadores garantem que a bebida é produzida sem adição de conservantes e colorantes artificiais, a partir de um processo de fermentação natural do álcool, que combina frutas, flores, ervas e condimentos.
Para o Carnaval 2025, a expectativa é triplicar a produção, alcançando a quantidade de 1,5 milhão de latas comercializadas durante o período.
“A Lambe sempre teve uma aceitação imediata de quem experimenta, mas o carnaval de 2024 impulsionou as vendas para além do esperado. Foram 190 mil latas vendidas apenas em janeiro, era todo o estoque para o Carnaval. Fizemos uma produção de emergência de mais 110 mil latas”, comenta a sócia-diretora Kalinka Campos.
Jambruna e Jambrunão
“Jambruna” é vendida como um adereço, para ser usado no pescoço
Bruna Brandão
Diferentemente das outras bebidas, a Jambruna promete esquentar a folia 🔥. Ela é feita de cachaça mineira e jambu da Amazônia, uma planta conhecida por anestesiar as papilas gustativas, típica da Região Norte do Brasil.
Com certeza você vai encontrar alguém com uma garrafinha pendurada no pescoço, como se fosse um colar, pelos cortejos em Belo Horizonte. E quem teve a ideia de fazer essa mistura exótica foi a fotógrafa Bruna Brandão — acho que a gente nem precisa explicar o porquê do nome, né?!
“Desde 2014, eu pesquisava o tecnobrega em Belém, com a música de aparelhagem. Lá eu conheci a mistura de cachaça com jambu, mistura típica local. Com o tempo, comecei a trazer o jambu, a erva, e fazia com as cachaças mineiras que tinha em casa”, conta a idealizadora da bebida.
Os foliões ainda poderão experimentar a Jambrunão: um mix enlatado de Jambruna e Guaramão — refrigerante artesanal feito com guaraná e limão (leia mais abaixo). A produção começou no ano passado e vem aumentando aos poucos.
“Eu frequento muito os lugares que vendem Guaramão e já brincava com isso há uns dois, três anos. Eu tinha a vontade, mas sabia que seria um desafio criar uma bebida em lata. Lançamos no ano passado, porque já queríamos botar a marca no mundo, mas esse ano vamos entendendo melhor a demanda e trabalhando na marca”, explica Bruna.
Veneta, Rubra e Gingibre
Veneta, Rubra e Gingibre, as bebidas produzidas pela Equilibrista
Divulgação/Equilibrista
A aposta da Equilibrista para o Carnaval de BH deste ano é em dose tripla. A empresa quer conquistar o paladar dos foliões com três bebidas em lata:
Veneta, uma mistura à base de vodka, frutas vermelhas e hortelã;
Rubra, um soft bitter que leva raízes amargas, ervas e laranja;
Gingibre, um mix de gin, gengibre e limão, adoçado com mel orgânico.
A fabricante projeta a produção de 500 mil unidades e mira uma participação marcante nos blocos de rua da capital mineira, com expectativa de triplicar o faturamento em relação ao mesmo período de 2024.
“Estamos apostando em uma mega operação para este Carnaval, com o objetivo de garantir que nossas bebidas cheguem a todos os foliões de Belo Horizonte. Esse será um marco para nossa história”, afirma um dos sócios, Guilherme Drager.
A marca começou, em 2015, fazendo sangria e clericot, que são bebidas à base de vinho, mas foi expandindo seu portfólio ao longo dos anos para abraçar diferentes públicos.
Stone Light
Stone Light tem sabores variados para agradar diferentes paladares
Divulgação/Stone Light
Já a Stone Light pretende agitar e refrescar os foliões com quatro opções de drinques prontos em lata:
Pink Lemonade (vodka, morango, hibisco e limão);
Tropical Gin (gin, maracujá e pomelo);
Mojito (rum envelhecido, hortelã e limão);
Whisky Sour (whisky envelhecido e limão).
Os idealizadores da bebida afirmam que ela é feita com ingredientes naturais e poucos açúcares.
A marca mineira está preparando uma produção acima de 200 mil unidades para o período, quase cinco vezes mais do que no ano passado, e um investimento que triplica os aportes feitos para a folia em 2024.
“O Carnaval de BH é uma vitrine e uma oportunidade de conectar a Stone Light com um público plural e vibrante que é a nossa cara. Traçamos uma estratégia para estar presente no máximo de ambulantes pelos bloquinhos nas ruas e em pontos de venda espalhados pela cidade”, comenta a fundadora da Stone Light, Carol Benatti.
Bônus: Guaramão
Guaramão é opção sem álcool para curtir o Carnaval
Divulgação
Para quem quer aproveitar o Carnaval sem álcool, nós temos a solução: o Guaramão. Criado por Eduardo Quick e produzido de forma artesanal, o refrigerante tem como base o guaraná e o limão.
“O Carnaval é uma época muito boa para a gente, no ano passado a gente vendeu bastante Guaramão. Por incrível que pareça, tem muita gente que não está bebendo, essa geração nova que está vindo aí, muita gente não está no álcool, não gosta, não bebe… E o Guaramão cai muito bem, porque é uma bebida refrescante no calor, por causa do limão, e dá aquela energia, por causa do guaraná”, comenta Eduardo.
A bebida será vendida em diversos pontos ao longo dos circuitos dos blocos, e os foliões ainda vão poder contar com uma novidade a partir deste ano: a versão zero açúcar.
“O Guaramão já uma bebida mais limpa, é um refrigerante mais limpo. A gente está sempre procurando evoluir. Ele já é bem menos doce desde sempre, ele veio a partir de um suco. E a gente vai lançar o zero, que, além de continuar tendo as coisas boas que o Guaramão tem, do extrato natural de guaraná, do limão, a gente está fazendo ele com corante natural e sendo adoçado com stevia, o melhor adoçante natural”, completou.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: