21 de outubro de 2024

Leandro Vilela e Professor Alcides fazem debate focado em trocas de acusações, ataques e poucas propostas

Debate foi realizado no anfiteatro da TV Anhanguera. Foi o último encontro entre os candidatos para discutir propostas antes do segundo turno das eleições. Anfiteatro da TV Anhanguera para debate do segundo turno, em Goiás
Vanessa Chaves/g1 Goiás

Os candidatos à Prefeitura de Aparecida de Goiânia participaram, na noite deste domingo (20), do debate da TV Anhanguera, em Goiânia. Durante cerca de 1 hora e meia, eles falaram sobre assuntos como transporte público, saúde e infraestrutura. Os candidatos fizeram debate focado em trocas de acusações, ataques e poucas propostas.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Mediado pelo jornalista Luciano Cabral, o debate foi realizado no anfiteatro da TV Anhanguera.
As regras do debate foram as seguintes:
O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro bloco foram de temas livres com embate direto entre os candidatos. O segundo e o quarto blocos também tiveram embates diretos, porém os candidatos escolheram entre seis temas sugeridos pela TV Anhanguera.
Os blocos de tema livre tiveram 20 minutos de duração, sendo 10 minutos para cada candidato administrasse como quisesse. Os blocos com temas determinados também tiveram 20 minutos, no entanto, 10 minutos foram dedicados para cada assunto. Dentro desses 10 minutos, cada candidato teve 5 minutos para falar sobre cada tema.
1° bloco abordou transporte público, saúde e destinação de recursos para Aparecida de Goiânia
O primeiro bloco do debate foi de tema livre. Cada candidato pode fazer perguntas sobre o que desejasse e teve dez minutos de fala para administrar de forma livre. Por ordem de sorteio, quem começou foi o candidato Leandro Vilela.
Os candidatos abordaram os seguintes assuntos:
Transporte público: melhorias, criação de novas linhas a bairros da cidade onde transporte ainda não chega, substituição de frota, substituição de abrigos de pontos de ônibus.
Fake news: candidatos trocam acusações sobre divulgação de notícias falsas um sobre o outro. Eles mencionam processos que um e outro sofreram.
Hmap: candidatos falam sobre transferência e destino de recursos para Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia.
Residência de Leandro Vilela: candidatos discutem endereço de candidato do MDB.
Recursos: o que cada um fez por Aparecida em destinação de recursos para construção de unidades de saúde, de educação, alfalto, entre outras áreas.
Acusações: candidatos trocam acusações sobre respeito a mulheres.
Prédio: Leandro Vilela fala sobre ida de prédio de universidade de Professor Alcides ir a leilão.
PIB: Professor Alcides pergunta a Leandro Vilela sobre qual o PIB de Aparecida de Goiânia.
Veja o 1º bloco na íntegra:
Assista ao 1º bloco do debate dos candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia
2° bloco abordou educação, plano de cargos e salários para professores, economia, fomento a empresas e capacitação profissional
No segundo bloco do debate, os candidatos escolheram dois, entre seis temas propostos pela TV Anhanguera. Por ordem de sorteio, quem começou a perguntar foi o candidato Professor Alcides.
Os candidatos falaram sobre:
Educação: melhoria de índices de educação, construção de Cmeis, apliação de convênios com instituições, ampliação de unidades já construídas, plano de carreira de professores, pagamento de servidores da educação, merenda escolar, convênios com rede privada e rede conveniada, ampliação de número de vagas, deterioração de escolas, parceria com governo do estado,
Governador Ronaldo Caiado: críticas e valorização de ações do governo do estado na educação.
Professor no estado: Leandro pergunta sobre demissão de Professor Alcides do estado. Professor Alcides fala sobre afastamento do cargo.
Economia: banco de fomento para micro-empreendedores, reestruturação de polos, geração de emprego e renda, facilitação da vida dos empresários, melhoria dos prazos para emissão licenças e certidões para empresas, recebimento de novas empresas.
Qualificação profissional: parcerias com Sistema S e realização de cursos profissionalizantes.
Gestão: candidatos trocam provocações sobre capacidade de gestão.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS: Candidatos à Prefeitura de Aparecida de Goiânia participam de debate do 2º turno
3° bloco abordou asfalto, saúde e educação
Com tema livre, os candidatos tiveram dez minutos de fala para administrar conforme quiseram durante o terceiro bloco do debate. Por ordem de sorteio, quem começou foi o candidato Professor Alcides.
Os temas tratados pelos candidatos foram:
Asfalto: origem de recursos para pavimentação de vias, bairros a serem asfaltados.
Ausência em debates: Leandro Vilela pergunta porque Professor Alcides não participou de debates no primeiro turno. Professor responde que preferiu ouvir a população.
Acusações: candidatos trocam acusações sobre declarações que chamam de “mentirosas” e de “fake news”.
Aliados: candidatos trocam acusações sobre atuação de aliados que estão ou que já deixaram a administração municipal.
Saúde: candidatos falam sobre ações de titulares da secretaria de saúde. Visitas a unidades de saúde, ampliação e construção de unidades de saúde, falta de médicos.
Vida em Aparecida: candidatos trocam acusações sobre onde possuem patrimônio e residencia.
Denúncia: Leandro Vilela questiona Professor Alcides sobre investigação sobre uso de recurso para abastecimento de veículos.
AparecidaPrev: Professor Alcides acusa de Leandro Vilela de “desvio” de R$ 9 milhões do instituto de previdência social.
Compra ilegal de cadáveres: Leandro Vilela questiona Professor Alcides sobre processo que ivnestiga compra ilegal de cadáveres para universidade do candidato.
4° bloco abordou infraestrutura, assistência social e faculdades de Aparecida de Goiânia
O quarto e último bloco contou com temas propostos pela TV Anhanguera. Conforme sorteio, quem começou a fala foi o candidato Leandro Vilela.
Os candidatos falaram sobre:
Infraestrutura: solucionar problemas, criar galerais pluviais, realizar o nivelamento de calçadas, especialmente em regiões comerciais, pavimentação de bairros ainda sem asfalto, construção de viadutos e investimentos para melhorias no trânsito.
Eixos estruturantes: candidatos discutem sobre entrega de eixos estruturantes de Aparecida.
PIB de Aparecida: Professor Alcides declara que PIB da cidade é de R$ 16,9 milhões.
Parques: construção e revitalização de áreas verdes em Aparecida.
Assistência social: casa de acolhida da mulher vulnerável, acompanhamento de gestantes, ampliar parcerias com governo de Goiás, aluguel social, programa de moradia para famílias, déficit habitacional em Aparecida.
Bolsa universitária municipal: Professor Alcides propõe criação de benefício e Leandro Vilela questiona política que irá beneficiar faculdade do concorrente.
Escola Estadual Alfredo Nasser: Leandro Vilela questiona sobre como escola estadual onde Professor Alcides trabalhou virou instituição privada do concorrente. Professor responde que espaço foi comprado.
Considerações finais
Os candidatos tiveram 1 minuto e 30 segundos de fala para suas considerações finais, ainda no quarto bloco.
Esta reportagem está em atualização.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias