Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre as melhorias previstas estão: 44,3 km de duplicação, 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais e outras infraestruturas. A concessionária foi definida em cerimônia realizada na bolsa de valores B3, em São Paulo. Movimento de veículos na BR-262, em Uberaba
Reprodução/TV Integração
A nova concessionária que administrará a BR-262, entre as cidades mineiras de Uberaba, no Triângulo Mineiro e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi vencido pelo consórcio Rotas do Brasil S.A. O leilão para a chamada “Rota do Zebu” foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta quinta-feira (31), na bolsa de valor B3, em São Paulo.
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De acordo com a ANTT, o consórcio ofereceu desconto de 15,30% na tarifa de pedágio, o que significa o menor valor cobrado entre as participantes. A duração do contrato é de 30 anos e prevê de R$ 8,5 bilhões em investimentos na rodovia.
Os 438,9 km da BR-262 leiloados integram atualmente o trecho sob concessão da Triunfo Concebra, que solicitou a devolução da rodovia. A concessionária pediu nova licitação para o trecho, mas depois resolveu devolvê-lo ao Governo Federal.
Segundo a ANTT, entre os investimentos previstos em contrato estão:
44,3 km de duplicação;
168,87 km de faixas adicionais;
3,63 km de vias marginais;
1 Ponto de Parada e Descanso (PPD);
17 passarelas de pedestres;
100 pontos de ônibus;
3 passagens de fauna.
Ainda conforme a agência, a “Rota do Zebu” é um importante corredor logístico agropecuário do país e a previsão é de que a concessão promova o desenvolvimento da atividade no país, influenciando no escoamento da produção, além de reduzir o custo de frete para os caminhoneiros.
“Essencial para que esse estado tão representativo atinja o melhor nível nas rodovias, pois é uma região que conecta o país de um polo ao outro. E nós temos a obrigação de elaborar mais projetos seguros, sérios, garantindo ao cidadão as menores as tarifas possíveis e ampliando o interesse dos parceiros privados”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Trecho da BR-262, em Uberaba
Reprodução/TV Integração
Modalidade
De acordo com o edital, o depósito deve ser realizado pela concessionária para garantir a sustentabilidade econômico-financeira do projeto durante os 30 anos de concessão. Esta abordagem visa reinvestir os recursos no projeto através de vários mecanismos contratuais.
Considerando que se trata de um trecho em fase de devolução, a proposta inclui a transição operacional entre a operadora atual, Triunfo Concebra, e a futura concessionária.
Para isso, a nova administradora deverá elaborar um plano de transição para assegurar a continuidade dos serviços. A expectativa é que o contrato seja firmado no primeiro trimestre de 2025.
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Tecnologia
Ainda segundo a ANTT, além das melhorias na estrutura da rodovia, a concessão contará com maior emprego de tecnologia.
No contrato estão previstas a instalação de um sistema de Detecção Automática de Incidentes, Sistema de Apoio à Gestão do Tráfego e duas unidades meteorológicas.
Em termos de monitoramento, a rodovia também contará com um amplo circuito fechado de TV, com 221 câmeras distribuídas pelo trecho, além de 50 em passarelas e 28 em edificações.
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