20 de outubro de 2024

Letalidade violenta cai, mas roubos de carga, ônibus e tentativas de homicídios aumentam em setembro, diz ISP

Governo do Rio comemorou a queda nos números da letalidade violenta e aumento na apreensão de fuzis. Letalidade violenta cai, mas roubos de carga, ônibus e tentativas de homicídios aumentam em setembro, diz ISP
O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou nesta sexta-feira (18) os números da violência em setembro no Rio de Janeiro. A maior parte dos indicadores piorou em relação ao mesmo período do ano passado.
Na cidade do Rio, o roubo de carga mais que triplicou comparado a 2023 e teve um aumento de 204%. Foram 63 ocorrências no ano passado e 192 neste.
A quantidade de roubos em coletivo, como ônibus e vans, mais que dobrou. E os roubos de veículos aumentaram 85% e as tentativas de homicídio 76% em relação a setembro de 2023.
Já no estado do Rio, oito índices tiveram aumentos acima de 20% entre janeiro e setembro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para os roubos de bicicleta e celular, além de sequestro relâmpago.
Os registros de ocorrências no estado aumentaram quase 15% nos primeiros nove meses do ano.
Dos 52 indicadores monitorados pelo ISP, 38 deles apresentaram números piores que no mesmo período do ano passado.
O governo estadual destacou a redução em crimes contra a vida e o patrimônio. A letalidade violenta, que abrange homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção de agentes do Estado, diminuiu 15% no acumulado do ano.
O governo também comemorou o aumento de 18,5% nas apreensões de fuzis, com 577 armas retiradas de circulação em nove meses e afirmou que isso é reflexo do trabalho integrado das polícias Civil e Militar e do constante investimento em segurança pública.
A Secretaria de Segurança informou que foram investidos mais de R$ 4 bilhões com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e que até agora, em 2024, mais de 22 mil criminosos foram presos pela PM e que a Polícia Civil faz investigações para combater a ação de grupos criminosos.

Mais Notícias