6 de novembro de 2024

Levantamento aponta 20 mil cães e gatos sem tutores em Campinas


Mapeamento do Departamento de Proteção de Bem-Estar Animal inclui animais nas ruas e atendidos por serviços de proteção. Cadastro de protetores independentes vai facilitar acesso à castração, ração e microchipagem. Campinas tem cerca de 20 mil animais domésticos sem tutores permanentes
Um levantamento realizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas (SP) aponta que há 20 mil cães e gatos sem tutores na metrópole. São animais que vivem nas ruas ou estão sendo cuidados por protetores de forma provisória.
✅ Receba notícias da região de Campinas no WhatsApp
De acordo com Rodrigo Pires, assessor técnico do DPBEA, o órgão vai cadastrar protetores independentes e o registro permitirá acesso a serviços como castração, ração e identificação dos animais por microchipagem.
“Tudo isso faz parte de um direcionamento de cuidados para os animais em Campinas. Microchipagem para ter um controle, as campanhas de castração, para evitar uma reprodução desordenada, e mais animais nas ruas. São uma série de medidas”, destacou.
Entre esses protetores independentes está Izaura Pereira, que atualmente cuida de 150 gatos.
“As pessoas encontram, pedem ajuda se pode trazer, a gente, então, acolhe. No momento, não estou podendo pegar nenhum. Está com superlotação, e é tudo muito caro. A gente tem um bazar que mantém, que ajuda, mas não tem muito voluntário. É um trabalho árduo”, diz.
Levantamento aponta que há 20 mil cães e gatos sem tutores em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias