15 de outubro de 2024

Ligação iônica, metálica, interações: veja resumo sobre principal assunto cobrado em Química no Enem

Ligações químicas é a parte da disciplina que estuda a formação de moléculas, substâncias e compostos através das ligações entre os átomos. Ingresso Universitário: professor dá dicas de química para o Enem 2024
As ligações químicas são um dos principais assuntos cobrados na prova de Ciências da Natureza, dentro da disciplina de Química, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, afinal, o que é esse processo químico e como estudá-lo pra a prova? Esse é o assunto do quadro Ingresso Universitário desta segunda-feira (14).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Estudar as ligações químicas é a capacidade de explicar as propriedades físicas, químicas e mecânicas de um material, permitindo assim a fabricação de novos materiais. De forma simples, uma ligação química é a junção de dois ou mais átomos. As ligações químicas são divididas em: ligação iônica, covalente e metálica.
Essas interações entre os elementos podem ocorrer por doação, compartilhamento ou deslocalização de elétrons. Na natureza, existem diversos elementos químicos. Quando os átomos destes elementos se unem, formam-se a grande diversidade de substâncias que conhecemos.
EXEMPLO: Sabe o sal de cozinha que usamos diariamente? O principal componente dele é o Cloreto de Sódio , um sal inorgânico formado pela ligação entre o sódio e o cloro.
Questões no Enem
Detalhe de questão de química no Enem
G1 / G1
Os tópicos de química mais presentes nas provas do Enem dos últimos cinco anos, de acordo com estudos do Poliedro e do SAS Plataforma de Educação são:
Ligações químicas, polaridade e forças: 13,4%
Reações orgânicas: 11%
Compostos orgânicos: 9,8%
Eletroquímica: 8,5%
Estequiometria: 8,5%
Soluções: 7,3%
Ligações químicas
Em nosso dia a dia, temos contato com muitas substâncias, que se diferenciam em diversos aspectos. Cor, estado físico, cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão e densidade são alguns deles.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Isso se deve à capacidade que o átomo tem de se combinar com outros átomos (seja de um mesmo elemento ou de um elemento diferente). E essas combinações entre átomos são chamadas de ligações químicas.
“Muito cuidado com questões de ligação química. Sempre são muito cobradas. Geralmente, [as questões] podem vir numa estrutura enorme, que é a estrutura orgânica. Todo o grupo diferente de carbono e hidrogênio, você tem um grupo polarizado. Se tiver OH, NH, você tem a ligação de hidrogênio. Se tiver um metal ligado ao oxigênio, você tem um íon de polo, um composto em água, tipo a molécula do sabão”, explica o professor de química Argeomar Alves.
LIGAÇÃO:
Intramolecular: interações
Íon-dipolo;
Ligação de H;
Dipolo-dipolo;
Dipolo-induzido;
2. Intramolecular: iônica, covalente e metálica.
A ligação iônica é produzida através da atração eletrostática entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), formando, assim, um composto iônico. Só lembrando, íons são átomos que ganharam ou perderam um ou mais elétrons. Neste tipo de ligação, ocorre a transferência de elétrons de forma definitiva.
Uma ligação covalente ocorre quando elementos não-metálicos compartilham elétrons entre si, formando assim moléculas. Um exemplo de ligação covalente é o dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2), onde um átomo de carbono (C) reage com dois átomos de oxigênio (O) formando uma molécula de CO2.
Ingresso Universitário 2024: reveja todas as aulas do programa.
Uma ligação metálica é a força atrativa que mantém metais unidos e pode ser explicada da seguinte forma: os materiais metálicos possuem de um a três elétrons livres na camada de valência (CV), que não estão ligados a um átomo particular no sólido.
Cronograma do Enem 2024
Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
Enem 2023
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias