Prazos e condições do retorno para as funções ainda não foram definidos. Profissionais prestam serviços de auxiliares de transporte aéreo no Aeroporto Salgado Filho. Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Fraport Brasil/Divulgação
Uma liminar da Justiça do Trabalho do RS determinou a reintegração de 230 trabalhadores de uma empresa instalada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Os profissionais despedidos prestam serviços de auxiliares de transporte aéreo. Eles foram desligados em maio, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Observo que grande parte dos empregados dispensados é, ou era, residente justamente nas regiões mais afetadas, como Canoas, Eldorado do Sul, e a região Norte da capital, que além de perderem suas casas, seus pertences e quiçá algum parente, perderam o emprego”, avaliou a juíza Ana Paula Kotlinsky Severino na decisão.
A empresa envolvida na ação é a R M Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo LTDA — DNAT. Em contato com o g1, o advogado Gustavo Brasil Vieira da Silva disse que a defesa “não comenta processos em cursos”.
A ação civil pública foi movida pelo Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre (Sindaero). De acordo com o diretor da entidade, Celso Klafke, todas as tentativas de negociação foram rejeitadas pela empresa.
Concessionária pede para retomar voos a partir de 21/10
Pista do aeroporto ficou 75% submersa durante enchente
A liminar é de 21 de julho. Dois dias depois, a empresa ingressou com mandado de segurança no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) buscando reverter a reintegração dos 230 trabalhadores.
Na sexta-feira (26), ocorreu a sessão de mediação. A empresa não se opôs a analisar as propostas trazidas pelo Sindaero.
A retomada do embarque e desembarque de passageiros no Aeroporto Salgado Filho ocorreu no dia 15 deste mês, após mais de dois meses fechados. A realização de pousos e decolagens no terminal devem voltar a ser realizadas em outubro.
Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deve retornar com voos em outubro
VÍDEOS: Tudo sobre o RS