As particularidades dos dois procedimentos podem ser associadas para obter o resultado desejado pelo paciente
Crédito: Envato Elements
A Lipoaspiração e a Abdominoplastia são dois procedimentos muito procurados e podem ser associados, até por isso, possuem objetivos diferentes. No entanto, é normal serem confundidos e as pessoas acreditarem que ambas têm a mesma finalidade.
Vamos entender quais são as particularidades de cada procedimento e suas respectivas indicações.
Lipoaspiração
A Lipoaspiração vai atuar na retirada do excesso de gordura em determinadas partes do corpo, por exemplo, abdômen, braço e coxas.
Abdominoplastia
Tem como foco a retirada do excesso de pele e da flacidez da região da barriga, promovendo a aproximação dos músculos.
Portanto, a Lipoaspiração é indicada principalmente para os pacientes que estão com o peso ideal, porém não conseguem eliminar certas gorduras localizadas. Por isso, a função não é o emagrecimento, mas sim acabar com estas gorduras que insistem em permanecer no corpo.
Já a Abdominoplastia é para quem possui excesso de pele devido à perda de muitos quilos ou após a gravidez com a diástase abdominal, que acabam também resultando em flacidez e na presença de estrias.
Vale destacar que as finalidades dos dois procedimentos cirúrgicos são de melhorar o contorno corporal, devolver a autoestima e agir para que se alcance um corpo mais proporcional segundo os desejos do paciente, levando sempre em consideração o bom senso.
Como já citado no início do texto, a associação das cirurgias é possível e para que ocorra é necessário passar por uma análise personalizada com o cirurgião plástico, que esclarecerá as dúvidas e dará as recomendações necessárias, explicando sobre o planejamento para a realização dos procedimentos e também os cuidados pós-operatórios, visando a saúde e segurança do paciente.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108