24 de setembro de 2024

Lixo em Belém: veja os novos dias, horários e locais da coleta dos resíduos

Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues haverá 19 ecopontos para lixo reciclável e pelo menos 3 coletas a cada semana. Lixo em Belém: veja os novos dias, horários e locais da coleta dos resíduos
Mácio Ferreira/Agência Belém
A nova empresa vencedora da licitação do sistema de limpeza e gestão de resíduos de Belém divulgou nesta segunda-feira (15) as novos dias, horários e locais da coleta de lixo, em Belém. O plano inicial é que sejam coletados cerca de 2 mil toneladas de resíduos e entulhos que estão espalhados pela cidade.
✅ Siga o canal do g1 Pará e receba as notícias direto no WhatsApp
Durante entrevista à TV Liberal, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, disse que o município enfrenta uma crise do lixo instaurada nos últimos meses e que “uma cidade que produz 1.400 toneladas de lixo por dia, agora vai precisar coletar 2 mil toneladas por conta da situação de crise”.
“O Áura, a empresa [Ciclus Amazônia] vai atuar para fazer a remediação, significa que ele vai ser transformado em um grande parque ambiental, reflorestado e futuramente será uma área de visitação. Já Marituba [atero] é o destino dos resíduos sólidos hoje, por decisão de justiça”, informou o gestor.
Prefeito de Belém fala sobre início das atividades de coleta de resíduos sólidos de lixo
Segundo a prefeitura, neste novo plano haverá pelo menos 3 coletas de lixo durante a semana em cada rua da cidade e que os moradores já foram notificados na própria residência sobre os novos períodos de recolhimento dos resíduos. A empresa também compartilhou nas redes sociais, veja abaixo:
Segunda a sábado – a partir das 7h
Belém:
Cremação, Terra Firme e Curió-Utinga.
Distrito de Mosqueiro:
Vila, Praia Grande, Farol.
Distrito de Icoaraci:
Campina e Agulha.
Segunda a sábado – a partir das 18h
Maracangalha, Marambaia, Souza, Castanheira, Fátima, Sacramenta, Pedreira, Telégrafo, Marco, Matinha, Umarizal, Campina, Comércio, Reduto, Nazaré e Batista Campos.
Segunda, quarta e sexta – a partir das 7h
Belém:
Tapanã, Pratinha, Bengui, Mangueirão, Parque Verde, Parque Guajará, Miramar, Val-de-cães, Barreiro, Guanabara e Águas Lindas.
Distrito de Mosqueiro:
Ariramba, Paraíso, Marahú, Caruara, São Francisco e Carananduba.
Terça, quinta e sábado – a partir das 7h
Belém:
Canudos, Águas Negras, Tenoné, Coqueiro, Cabanagem, Una e Terra Firme.
Distrito de Outeiro:
Brasilia.
Distrito de Mosqueiro:
Aeroporto, Chapéu Virado, Murubira, Porto Arthur, Baia do Sol e Sucurujiquara.
Além disso, a cidade vai receber 19 ecopontos, onde serão destinados os materiais reciclável, como papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e isopor.
Segundo Edmilson, apenas 3 deles estão em processo de instalação neste primeiro momento e que “serão áreas com containers metálicos gigantes, apenas para entulhos, voltado para resíduos não infectantes, aqueles que não são orgânicos”.
Veja abaixo quais já estão sendo instalados:
Próximo ao canal São Joaquim
Estrada Nova
Tv. Antônio Baena
Promessas
A Ciclus Amazônia, responsável pelo lixo, informou que será usado cerca de 450 equipamentos, como contêineres móveis, caminhões, patrulhas mecanizadas e roçadeiras, nos períodos diurno e noturno.
Os trabalhos incluem limpeza, capinagem, roçagem, raspagem, coleta de resíduos sólidos, varrição, implantação de ecopontos, recuperação do antigo aterro do Aurá e implantação de novo aterro sanitário bioenergético da cidade.
O plano diretor está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Para as ações manuais e automáticas, a cidade foi dividida em Belém Sul, Belém Norte, ilhas de Outeiro, Cotijuba, Mosqueiro, Combú, Murutucum e Ilha Grande.
Varrição e recicláveis
A empresa deve instalar ecopontos no bairro da Pedreira e no canal do Tucunduba para o recolhimento de materiais recicláveis. Os ecopontos da São Joaquim e da avenida Bernardo Sayão serão restaurados. Ainda não foram definidas datas para esse serviço começar.
Pontos de entrega voluntária serão instalados em locais de grande movimentação de pessoas, como as praças da República e Batista Campos e Portal da Amazônia.
A varrição ocorrerá tanto de forma manual como mecanizada. Serão 89 setores executados no período diurno e 14 no noturno, com o uso de contêineres com capacidade de 120 litros, percorrendo mais de 360 km/dia.
Os materiais recicláveis serão encaminhados para as cooperativas de catadores indicadas pela Prefeitura de Belém. Atualmente, existem 12 cooperativas que conseguem coletar apenas 2% do que é produzido pela população.
Sobre a série ‘Lixo na Grande Belém’:
Entenda história e denúncias envolvendo o aterro sanitário de Marituba
O ‘sufoco’ de quem vive próximo a aterro que funciona sob acordo judicial
Propostas e soluções para os resíduos
Veja como reciclar seus resíduos e contribuir com o meio ambiente
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Mais Notícias