Fenômeno acontece nesta terça-feira (20). Duração aproximada é de 45 a 50 minutos. Imagem captada pelo telescópio Hubble mostra Saturno com anéis brilhantes
Nasa / ESA/ A. Simon (GSFC), M.H. Wong (Universidade da California, Berkeley) e OPAL
Um dos eventos astronômicos mais raros vai encantar os céus de Goiás: a ocultação do planeta Saturno pela Lua. Segundo Clayton Gubio Dos Santos, presidente do Instituto Gunstar Team de Astronomia Cultural, o fenômeno será melhor observado a partir das 22h desta terça-feira (20).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O Instituto Gunstar Team de Astronomia Cultural organiza uma observação pública no Morro do Além, em Goiânia. O local contará com binóculos e telescópios disponíveis para o público, que poderá assistir ao evento mediante a doação de 1 litro de leite ou de 200 a 400 gramas de leite em pó.
LEIA TAMBÉM
‘Festa das Estrelas’: Goianos fazem festa para admirar lua cheia
Bioluminescência nos cupinzeiros: Conheça fenômeno natural que chama atenção em parque com título de patrimônio mundial
Chuva de meteoro: Uma das maiores chuvas de meteoros do ano tem pico de visualização nesta semana
Segundo Clayton, o evento terá duração aproximada de 45 a 50 minutos. “Será um evento raro, exótico e de extrema beleza: a Lua cheia de crateras e Saturno com seus anéis. Visualmente, isso torna esse evento um dos mais belos em termos de excentricidade”, explicou Clayton.
O presidente do instituto afirmou que eventos como esse ocorrem em intervalos de três a sete anos, quando a Lua e os planetas cruzam visualmente no céu. “Eles não estão realmente próximos, o que vemos é um encontro visual. Pode acontecer tanto com Vênus quanto com Júpiter e, no caso de amanhã, com Saturno”, acrescentou.
“A última boa ocultação foi do planeta Júpiter, em 2012. Houve esse hiato de quase 12 anos”, acrescentou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás